Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 30 de julho de 2023

Ródão: Vilas Ruivas festejam Senhora do Castelo de 14 a 16 de Agosto

Por: Diário Digital Castelo Branco

Na aldeia de Vilas Ruivas, concelho de Vila Velha de Ródão, as festas em honra de Nossa Senhora do Castelo vão realizar-se nos próximos dias  14,15, e 16 de Agosto. 

As festas desta aldeia são as mais antigas e tradicionais festas que se realizam no concelho de Vila Velha de Ródão e também das mais antigas do próprio distrito de Castelo Branco, remontando ao século XII. 

Diz a tradição, que já em pleno século XII, “os povoados circundantes ao castelo se deslocavam para aquela zona envolvente, onde durante três dias, talvez entre a páscoa e o final de agosto) participavam nos festejos que ali se realizavam todos os anos”. Talvez por esse facto, em tempos, a festa em honra de Nossa Senhora do Castelo, era realizada em Vilas Ruivas, entre meados de março e meados de abril, passando mais tarde, a realizar-se sempre em agosto.

Por esse motivo, e para homenagear a Santa Padroeira de Vilas Ruivas e logo dia 13 de Agosto na Ermida de Nossa Senhora do Castelo com convívio organizado , como sempre, pela juventude da Aldeia, onde o objetivo é o convívio e o de “matar saudades” de todos aqueles que estão distantes.

Para este ano, os dias da festa têm um bom cartaz, com a comissão de festas a apostar no Grupo Musical “ TRIO MARAVILHA” para o dia 15 de Agosto, o dia principal da festa, considerados atualmente os “REIS DO BAILE” na área metropolitana de Lisboa. Uma banda que normalmente se faz acompanhar com uma legião de fãs de quem gosta e aprecia a dança, de gente alegre e bem disposta, como se tem verificado nas suas participações  em programas vespertinos da SIC e TVI. Pelo que já vimos, é espetáculo garantido e uma noite muito animada, que muito promete em Vilas Ruivas até às tantas da manhã. A não perder !

Logo no dia 14 de agosto, José  António Reis,  apresenta-se em palco, onde a música popular portuguesa será  a “rainha da noite” para quem gosta de dar o seu pé de dança. 

A par da festa pagã realiza-se no dia 15 de agosto, pelas 17.30 horas na Ermida de Nossa Senhora do Castelo ,no alto da serra,  a Eucaristia em Honra de Nossa Senhora do Castelo.

Presidida pelo Revº Padre Escarameia, a eucaristia é o ponto alto das festividades da aldeia de Vilas Ruivas, onde a enorme e devota fé por Nossa Senhora do Castelo, a todos comove. Sempre muito participada, a eucaristia vai levar até ao Largo Principal da Aldeia de Vilas Ruivas, muitas centenas de fiéis, particularmente também muitos jovens estudantes e ex-estudantes, que têm enorme devoção à santa, tradicionalmente chamada a “santa dos estudantes”, já que, nas suas batinas, principalmente nos jovens era frequente ver-se a imagem da Senhora do Castelo, como devoção e fé estudantil. Uma secular tradição na aldeia de Vilas Ruivas que remonta ao século XII.

Pela noite fora, estará então o TRIO MARAVILHA, de Lisboa, que muito promete alegrar todos com o seu vasto reportório . Á semelhança do ano anterior, adivinha-se baile até ao nascer do sol, tal a qualidade da banda e dos muitos foliões que vão debandar a pacata aldeia.

No dia 16 de Agosto, e para além dos jogos tradicionais durante a tarde no Largo Principal, a noite será do bem conhecido ”, Manuel Emídio”,  que a partir das 22.00H, dará início ao grandioso baile que muito promete face ao virtuosismo em palco.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!