Diário Digital Castelo Branco - Fundão: Romaria partilha histórias contadas por seniores em Alpedrinha Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Fundão: Romaria partilha histórias contadas por seniores em Alpedrinha

As histórias recolhidas junto da população mais velha, nos últimos meses, em Alpedrinha, concelho do Fundão, no âmbito do projeto 'Acrescenta Um Ponto' , deram origem à Romaria, iniciativa que se realiza este sábado, dia 27 de Maio, naquela vila.

  • Cultura
  • Publicado: 2023-05-25 19:43
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A mostra, que decorre a partir das 10:00, em vários locais de Alpedrinha, no distrito de Castelo Branco, inclui uma exposição, uma roda de histórias, uma oficina artística comunitária, uma caminhada, um espetáculo comunitário e termina, ao final do dia, com um “jantar e bailarico, com a comunidade e quem mais se quiser juntar”, revela a organização, em comunicado enviado à agência Lusa.

Às histórias recolhidas, juntou-se uma residência artística com ilustradores, em março, e desse encontro e das partilhas mútuas resultam as atividades de sábado.

“As estórias que descobrimos são válidas em várias dimensões. Se, por um lado, nos trazem ambientes e vivências de tempos idos, por outro, a relação que hoje em dia temos com estas narrativas também nos acrescenta a contemporaneidade de uma visão distanciada, mas fresca”, acentua, citada na mesma nota, uma das responsáveis do laboratório Maria Zimbro, Elisa Bogalheiro. 

A responsável espera que Romaria não seja um fim em si mesmo, antes “uma semente que vai germinar”, através do reforço de “um sentimento de comunidade” e também projetando esse espírito para o que pode ser feito no futuro, em conjunto.

“Não queremos ficar só pelo passado das estórias ou o presente das ilustrações, queremos que haja futuro”, reforçou Elisa Bogalheiro.

Outro dos elementos do coletivo Maria Zimbro, JP Narciso Luciano, destacou a necessidade de serem os ilustradores a deslocarem-se até às pessoas, devido às dificuldades de locomoção de algumas.

“Estas pessoas têm muito para contar, são riquíssimas na sua sabedoria, temos de as valorizar. Não é porque as pernas não acompanham que não são contadores natos”, frisou um dos promotores da iniciativa.

A exposição com as obras criadas por cinco ilustradores é inaugurada à 10:00, no Palácio do Picadeiro.

Uma hora depois, na Roda de Histórias, são acrescentadas mais partilhas dos mais velhos.

A partir das 14:30 os ilustradores convidados voltam a interagir com os seniores de Alpedrinha, na Oficina Artística Comunitária.

“Durante a tarde, percorrem-se espaços do território através do Percurso Criativo. O chafariz D. João V marca o começo deste percurso que passa por várias fontes, na senda das narrativas que revelam a estreita ligação de Alpedrinha com as suas águas”, informou a organização.

Às 18:30 realiza-se, no Largo de Santo António, o Espetáculo Comunitário, que termina com um “jantar e bailarico”, às 20:30.

PUB

PUB

PUB

PUB