Por: Diário Digital Castelo Branco
“Symbiosis” é o título de uma exposição individual da artista portuguesa Sofia Arez, que vai estar patente ao público no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, até ao final de Abril.
“A exposição ‘Symbiosis’, de Sofia Arez, é constituída por um conjunto de obras que retratam cogumelos e líquenes encontrados pela artista nos mais diversos meios. Estão por todo o lado”.
“Enquanto se desloca a caminho do trabalho ou se exercita perto de casa, há florestas escondidas de fungos e líquenes que estão à espera de serem descobertas”, refere, em comunicado, a Câmara de Castelo Branco.
“Symbiosis” é inaugurada no sábado e vai estar patente ao público no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, até ao dia 30 de abril, onde pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10:00 e as 13:00 horas e das 14:00 às 18:00.
Trata-se de uma exposição que mostra a ligação entre a natureza e a arte, dedicada aos líquenes - seres vivos formados por fungos.
“O pensamento de dois seres de reinos biológicos distintos que não conseguem viver um sem o outro, que se juntam e se transformam mutuamente em colaboração – dois seres que se tornam um só que se regenera infinitamente – leva-nos a olhar para estas obras de Sofia Arez como metáforas e modelos para os meandros das relações entre as entidades vivas na terra”, lê-se na nota.
A exposição é comissariada e tem o apoio científico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
Sofia Arez nasceu em Lisboa em 1972, onde vive e trabalha atualmente, e é mestre em pintura pela Universidade de Lisboa.
A investigadora e educadora portuguesa é motivada por um profundo interesse pela natureza e pela perceção.
As suas diversas obras de escultura, desenho, pintura, fotografia, vídeo e instalação foram expostas na Europa e na Ásia.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet