Proença-a-Nova: Rali da Cortiçada registou competição e espetáculo

José Carvalhosa / João Martins  vencem na Regularidade Histórica e Armando Carvalho / Ana Santos triunfam na Regularidade Sport +. 

  • Desporto
  • Publicado: 2023-02-05 22:32
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Apesar de se estar em pleno Inverno, a climatologia proporcionou magníficas condições para a realização do primeiro rally no ano de 2023. Não obstante as baixas temperaturas no início da manhã e no final da tarde, o sol intenso gerou um clima de grande entusiasmo, de competição intensa, adrenalina, e muito espetáculo.

Apresentaram-se à partida do Rali da Cortiçada, no Parque Urbano João Martins, em Proença-a-Nova, 36 equipas das 39 inscritas, tendo-se registado 18 concorrentes à partida na Regularidade Histórica e 18 na Regularidade Sport +

A 1º Secção da prova contemplou uma dupla passagem pelo sinuoso troço da Sarzedinha, no qual estavam instaladas duas zonas de espetáculo, para o muito público que acorreu a Proença-a-Nova para ver a prova. Esta prova especial de classificação, para além de alternar zonas secas com zonas húmidas e diferentes tipos de asfaltos, tornou-se num enorme desafio para os concorrentes ultrapassarem as dificuldades que encontraram. Registaram-se algumas desistências por avarias mecânicas, uma ligeira saída de estrada, sem consequências, e até um pequeno foco de incêndio num dos automóveis, rapidamente extinto pelos meios de segurança da própria viatura, da Organização e dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, sempre disponíveis e eficazes.

No final da manhã, no que se refere à Regularidade Histórica, verificava-se uma luta intensa pelas melhores posições na classificação, sobretudo entre as equipas Tiago Vital / Verónica Ferreira no BMW E36 318is, Fernando Magalhães / Sérgio Gonzalez no pequeno e irrequieto Peugeot 104 ZS e José Carvalhosa / Sancho Ramalho no bem preparado Porsche 911. No entanto, o automóvel que mais fazia virar a cabeça dos espectadores era o bonito Lancia Deltona Integralle branco de Piero Dal Maso / Sancho Ramalho. Já na Regularidade Sport + assistia-se a uma luta intensa entrte os Peugeot 208 R2 e a armada de Mitsubishi Lancer Evo.pelos lugares cimeiros da classificação.

 

Na 2ª Secção verificou-se uma tripla passagem pelo troço do Vale das Balsas, uma PEC com 5 zonas de espetáculo, muito técnica e desafiante, alternando constantemente zonas rápidas com zonas lentas e estrada estreita com estrada larga. Numa luta muito empenhada contra o cronómetro, verificou-se, na regularidade histórica, a supremacia do Porsche 911 muito bem tripulado por José Carvalhosa / João Martins, deixando a luta pelos outros lugares do pódio, ao Peugeot 104 ZS de Fernando Magalhães / Sérgio Gonzalez e ao BMW E36 318is de Tiago Vital / Verónica Ferreira. No que diz respeito à regularidade sport + a luta entre os pequenos 2 rodas motrizes (Peugeot 208 R2)  e os 4x4 (Mitsubishi Lancer Evo) foi uma constante, verificando-se que os pequenos bólides franceses levaram a melhor sobre os maiores japoneses de 4 rodas motrizes.

Há que evidenciar a estreia no Rali da Cortiçada do jovem piloto albicastrense Tiago Mateus, que no Escort MKI RS 2000 da família, anteriormente utilizado pelo avô e pelo pai, tendo o mesmo rubricado uma excelente exibição, resultando a mesma numa meritória classificação final.

Regularidade Histórica (pódio):
1º - José Carvalhosa / João Martins - Porsche 911 SC de 1978
2º - Tago Vital / Verónica Ferreira - BMW E36 318is de 1994
3º - Fernando Magalhães / Sérgio Gonzalez - Peugeot 104 ZS

 

Regularidade Sport + (pódio):
1º - Armando Carvalho / Ana Santos - Peugeot 208 R2
2º - Rui Borges / Luís Correia - Peugeot 208 R2
3º - Paulo Ferraz / Tiago Silva - Mitsubishi Lancer Evo VII

PUB

PUB

PUB

PUB