Diário Digital Castelo Branco - Sertã: Deputada do PSD apresenta Resolução do troço entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere da EN238 Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Sertã: Deputada do PSD apresenta Resolução do troço entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere da EN238

A deputada do PSD, Cláudia André, eleita pelo distrito de Castelo Branco, apresentou recentemente na Assembleia da República um novo Projeto de Resolução que recomenda ao governo que “promova, com urgência, as obras de reestruturação da EN238, no troço entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere, de forma a garantir a segurança e a redução dos custos e tempos de deslocação despendidos pelas pessoas e empresas que circulam por esta via rodoviária”.

  • Região
  • Publicado: 2023-02-02 07:40
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A nota de imprensa enviada ao Diário Digital Castelo Branco, refere que depois de recordar que a Estrada Nacional 238, tem início no concelho do Fundão e percorre os concelhos de Oleiros, Sertã, Ferreira do Zêzere, terminando no concelho de Tomar, a parlamentar observou que este é “um eixo rodoviário que atravessa uma das regiões menos acessíveis do país, onde apesar de tudo existem empresas e pessoas capazes de sacrificar o seu rendimento e o seu nível de vida para manter viva esta região.” 

A deputada considerou ainda que “a sinuosidade da estrada 238, prejudica gravemente o desenvolvimento económico das empresas existentes e compromete a atração de mais investimento privado. A sua reestruturação, pode representar um aumento gigantesco no desenvolvimento empresarial na região, sobretudo nos setores florestal, alimentar e turístico”.

   Natural do distrito de Castelo Branco, onde o governo esteve recentemente com a iniciativa “Governo Mais Próximo”, Cláudia André citou o Ministro das Infraestruturas que diz que esta via «é um desafio em que é nossa responsabilidade acompanhar». Para a parlamentar, “acompanhar o problema não chega” e o governo tem de “executar mesmo que não existam fundos europeus para tal, pois para outros problemas já foram muitos e muitos milhões gastos dos nossos impostos. Valores esses em que uma pequena décima resolvia a maioria dos nossos problemas no interior! Como seria o caso da 238 ou das portagens que não param de subir ao contrário do que o Governo PS prometeu!”

   Cláudia André pediu ainda ao Primeiro-Ministro, António Costa, para no caso de estar “realmente preocupado com o interior, se acredita mesmo no interior como nos quer fazer crer então o governo que execute as infraestruturas em falta, que crie uma rede de transportes pública digna desse nome, que aplique a redução ou abolição das portagens da A23, conforme prometeu, ou voltando ao que aqui nos traz, o Governo que reconstrua a estrada nacional 238 em todo o seu traçado do Fundão a Ferreira do Zêzere começando pelo troço Cernache do Bonjardim a Ferreira do Zêzere” dada a sua perigosidade e risco para os utilizadores no presente.

   Cláudia André relembrou ainda que já em 2016 a Assembleia da República tinha aprovado por unanimidade um outro Projeto de Resolução com o mesmo fim. O novo Projeto de Resolução foi também ele aprovado por unanimidade.

Vídeo da intervenção: https://youtu.be/36H1nTOnPa8

PUB

PUB

PUB

PUB