Aeródromo de Castelo Branco certificado para serviços de informação de voo AFIS

Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) certificou o aeródromo municipal de Castelo Branco para a prestação de serviços de informação de voo de aeródromo (AFIS).

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  • Publicado: 2023-01-12 07:14
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

"Temos o aeródromo de Castelo Branco como um ponto de desenvolvimento concelhio em várias vertentes, desde logo na formação de pilotos. Esta certificação é uma mais-valia para a estratégia do município e para o próprio desenvolvimento do aeródromo”, disse hoje, à agência Lusa, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues.

O aeródromo municipal de Castelo Branco, inaugurado em agosto de 2013, tem o indicativo ICAO (International Civil Aviation Organization) LPCB e insere-se em espaço aéreo com classe G.

Além de liberdade que esta classificação lhe confere, possui características que viabilizam Condições Meteorológicas Visuais (VMC) para voos operados em Regras de Voo Visual (VFR) durante grande parte do ano.

Esta infraestrutura aeronáutica possui uma pista asfaltada com 1.460 metros de comprimento e 30 metros de largura e está equipada com um hangar, que permite acolher aeronaves residentes e visitantes, num espaço com cerca de mil metros quadrados.

Possui ainda a Base de Apoio Logístico (BAL) que serve a Proteção Civil durante todo o ano, movimentando, só no período crítico do verão, centenas de colaboradores e integra uma companhia do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), instalada de forma permanente e sempre suportada por um helicóptero ali estacionado.

O despacho n.º 561/2023, do gabinete do Secretário de Estado das Infraestruturas, publicado hoje em Diário da República, designa o município de Castelo Branco para prestar serviços de tráfego aéreo de AFIS.

O órgão AFIS deve transmitir informações para as aeronaves na sua área de responsabilidade para obter um fluxo de tráfego aéreo seguro, ordenado e expedito no e na vizinhança do aeródromo, com o objetivo de assistir os pilotos na prevenção de colisões entre aeronaves, veículos e obstáculos e não é um órgão de controlo de tráfego aéreo, pelo que os pilotos são responsáveis pela manutenção da própria distância de segurança.

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