Sertã assina protocolo que divulga e valoriza vida e obra de Túllio Victorino

O Município da Sertã assinou, no passado dia 16 de Setembro, um protocolo de cooperação com a Sociedade Nacional de Belas Artes, o Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e a União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais para o desenvolvimento de um projeto de estudo, divulgação e valorização da vida e obra do pintor Túllio Victorino.

  • Cultura
  • Publicado: 2022-09-21 19:20
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A cerimónia, que decorreu no Atelier Túllio Victorino, em Cernache do Bonjardim, revestiu-se de enorme simbolismo, não só pela presença dos representantes das entidades envolvidas, mas também pela adesão da população e de outras figuras de relevo da comunidade. 

O presidente do Município da Sertã, Carlos Miranda, aproveitou o seu discurso para destacar o legado do pintor Túllio Victorino e a sua importância na corrente naturalista. “Estamos perante um pintor que deixou uma obra impressionante e que retratou como ninguém o modo de ser das gentes da nossa região”, sublinhou Carlos Miranda.

O autarca explicou os contornos do protocolo e elencou os objetivos que dele decorrem, designadamente o estudo e a valorização da vida e obra do artista natural de Cernache do Bonjardim, bem como a dinamização futura do Atelier Túllio Victorino, “transformando-o num autêntico centro de cultura”. 

Carlos Miranda lembrou ainda que o trabalho que se segue à assinatura deste protocolo possibilitará a “validação científica da obra de Túllio Victorino, pois estamos a colaborar com as instituições mais importantes do país no domínio das belas artes”.

Também presente na assinatura do protocolo esteve a presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. Maria João Ribeiro deixou palavras de esperança quanto “aos objetivos ambiciosos do projeto” e realçou “a importância do protocolo agora assinado envolver entidades de renome e que são uma garantia de sucesso”.

Invocando a figura de Túllio Victorino e recordando a sua ligação umbilical a Cernache do Bonjardim, a presidente da Junta insistiu na “ideia de que temos de trabalhar na valorização dos nossos vultos mais importantes”, transformando-os em referências para as novas gerações. 

A terminar os discursos interveio ainda João Paulo Queirós, presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes, frisando “a relevância da obra de Túllio Victorino no movimento naturalista português e a influência que pintores como Silva Porto, José Malhoa ou Columbano Bordalo Pinheiro tiveram no seu modo de pintar e nos seus quadros”.

João Paulo Queirós identificou as principais caraterísticas dos quadros de Túllio Victorino e notou “o interesse do pintor nos temas e nas gentes locais”, como se o artista “fosse o porta-voz de uma comunidade que se expressava através da sua obra”. 

PUB

PUB

PUB

PUB