O 16.º Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, já teve início na passada sexta-feira, dia 16 de Setembro, e vai prolongar-se até 04 de Dezembro, incluindo um concurso e concertos nas cidades de Castelo Branco, Covilhã e Guarda, Covilhã e Guarda, anunciou a organização.
O ciclo, organizado pelo Síntese - Grupo de Música Contemporânea (que tem a sua sede no edifício da Escola Primária de Aldeia do Bispo, no concelho da Guarda), em parceria com o Teatro Municipal da Guarda (TMG) e a Câmara da Guarda, inclui concertos e o 5.º Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea.
O Ciclo de Música Contemporânea da Guarda começa hoje com um espetáculo do compositor checo Marek Keprt, às 21:30, na caixa de palco do grande auditório do TMG.
“O pianista e compositor checo Marek Keprt apresenta-se num recital único em Portugal, com obras de Tristan Murail, Gérard Pesson, Karen Tanaka, Slavomír Hořínka e duas obras de sua autoria”, refere a organização em comunicado.
No dia 06 de outubro, às 21:30, o TMG recebe, no pequeno auditório, um concerto do Síntese – Grupo de Música Contemporânea, sob a direção do maestro Yan Mikirtumov.
O espetáculo será “uma homenagem ao escritor José Saramago assinalando o centenário do seu nascimento, através da estreia de três novas obras dos compositores Carlos Azevedo, Carlos Marecos e Tiago Derriça”.
No dia seguinte, pelas 21:30, realiza-se um concerto do Síntese – Grupo de Música Contemporânea, no Teatro das Beiras, na Covilhã.
O mesmo grupo vai estar em Castelo Branco no dia 08 de outubro.
A edição de 2022 do Festival de Música Contemporânea da Guarda prossegue, no dia 19 de outubro, às 21:30, no TMG, na cidade mais alta do país, com o ensemble Continuum XXI, “com música nova e antiga em instrumentos históricos”.
O grupo alemão interpretará “obras dos compositores Peter Ablinger, José Ma Sánchez-Verdú, Alberto Bernal, Sandra Lanuza e Sérgio Blardony”, segundo a fonte.
No dia 16 de novembro, pelas 21:30, no mesmo local, será a vez de um concerto por João Roiz Ensemble.
O 16.º Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda termina no dia 04 de dezembro, com a realização do 5.º Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea, também na cidade da Guarda.
O Síntese – Grupo de Música Contemporânea “é um grupo aberto de música de câmara, vocacionado para a criação de música nova”.
“Desde o seu início encomendou e estreou mais de quarenta obras de compositores portugueses de diferentes gerações e visões estéticas. Organiza o festival ‘Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda’ desde a sua primeira edição em 2006”, segundo informação disponibilizada na sua página da internet.
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet