Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Exposição “Reis, Damas e Valetes" prolongada até 20 de Novembro 2022 Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Exposição “Reis, Damas e Valetes" prolongada até 20 de Novembro 2022

A exposição “Reis, Damas e Valetes. O imaginário de Costa Pinheiro” patente no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, inaugurada a 16 de Julho, vai ser prolongada até 20 de Novembro, dada a grande afluência de público e a possibilidade de a exploração da temática sobre os Reis de Portugal fazerem parte do plano curricular das escolas.

  • Cultura
  • Publicado: 2022-09-14 04:45
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a Câmara Municipal refere em nota de imprensa enviada ao Diário Digital Castelo, a programação do Museu Francisco Tavares Proença Júnior vai ao encontro da promoção de um museu inclusivo onde a participação de todos e cada um dos alunos é fundamental, através de um conjunto de atividades, projetos com características lúdico-didáticas e visitas orientadas capazes de atrair escolas, desde a infância ao ensino superior e sénior, assim como a procura de conhecimento por parte do visitante individual. 

A exposição do artista plástico Costa Pinheiro (1932-2015) reúne obras da série "Os Reis" (1964-1966), pondo em correlação momentos diferentes da trajetória da História de Portugal, das suas glórias míticas e dos seus arquétipos mais essenciais.

Costa Pinheiro junta mitos e figuras paradigmáticas da nossa história até ao último Rei- Cavaleiro da Dinastia de Avis, D. Sebastião, com os campos, os castelos, as quinas, a coroa e o carimbo do brasão português.

A exposição patente no antigo Paço Episcopal, pretende de forma deliberada por em confronto duas representações estéticas dos reis de Portugal, distantes quase duzentos anos entre si, mas ambas com a força e genialidade conceptual dos seus criadores.

PUB

PUB

PUB

PUB