Manuel Cargaleiro mostra "A Essência da Cor" em Reguengos de Monsaras

Um total de 54 obras da autoria de Manuel Cargaleiro compõe a exposição “A Essência da Cor”, dedicada ao artista, que abre ao público, no domingo, em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora. 

  • Cultura
  • Publicado: 2022-09-01 23:36
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A mostra, constituída por serigrafias e litografias, vai abrir às 18:00 de domingo, na Biblioteca Municipal, estando prevista a presença do artista, e vai poder ser visitada até dia 30 deste mês, indicou o município.

A iniciativa “evidencia a enorme versatilidade do mestre Cargaleiro perante os materiais, as diferentes linguagens artísticas e as técnicas utilizadas”, destacou a organização.

“Um trabalho apurado de pesquisa e de estudo constante, onde a exploração da cor serve, antes de tudo, para definir formas, revelar sentimentos ou criar múltiplos espaços, tudo em perfeita comunhão com a natureza e com o mundo que o rodeia”, continuou.

A mostra patente na cidade alentejana assume-se como “uma viagem ao percurso artístico de Manuel Cargaleiro, composto por muitas décadas de inesgotável vontade criativa, intensa e sempre rica nas suas propostas e aberta a novos caminhos”.

“A Essência da Cor” integra um conjunto “muito significativo de serigrafias elaboradas entre 1973 e 2010”, de acordo com a autarquia.

Desenhador, pintor e ceramista, Manuel Cargaleiro é natural de Chão das Servas, concelho de Vila Velha de Ródão, onde nasceu a 16 de março de 1927.

Desde 1950, quando realizou a sua primeira exposição individual de cerâmica, o artista tem apresentado as suas obras em inúmeras mostras em Portugal, França, Suíça, Itália, Bélgica, Alemanha, Espanha, Brasil, Japão, entre muitos outros países.

Em 1984, foi agraciado com o grau de Officier des Arts et des Lettres pelo governo francês e, em 2017, foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

“Em Castelo Branco a Fundação Manuel Cargaleiro, criada em 1990, gere o Museu Cargaleiro que recebeu todo o espólio do artista e é herdeira e detentora de um significativo património com grande valor artístico, histórico e cultural”, acrescentou a organização.

PUB

PUB

PUB

PUB