Idanha-a-Nova recebe 3 espetáculos apoiados pelo Projeto 5

No âmbito do Projeto 5, Idanha vai receber três espetáculos em agosto: “As mais belas canções de umor!” do Reportório Osório, “Coração Raiano” da Vortice Dance Company e “Mar Lusitano” da Academia Óbidos Dance.

  • Cultura
  • Publicado: 2022-08-15 23:35
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

No dia 19 de agosto, pelas 21h30, o espetáculo “As mais belas canções de umor!” será apresentado pelo Reportório Osório no Jardim dos Antónios, em Idanha-a-Nova. É uma coleção de canções que alia a escrita sagaz de Luís Fernandes à magistral música de Luís Cardoso. Um desfiar de histórias pessoais no masculino, quase sempre íntimas, do dilema ao dilúvio em poucas estrofes. O quotidiano das relações afetivas transformado em canções irónicas (para não lhes chamar heroicas), em que a teatralidade da interpretação só reforça o perfil de cada personagem.

No dia seguinte, 20 de agosto, estreia-se “5 Sentidos: Coração Raiano”. Trata-se de uma criação original que cruza dança, música e novas tecnologias (videografia e videomapping) e resulta de um processo criativo da Vortice Dance Company. O espetáculo terá lugar às 22h00 no Pátio do Palácio Manzarra (ESGIN).

É apresentado em itinerância pelos cinco municípios que integram o Projeto 5 (2.0), num formato inovador que promove o envolvimento da comunidade local. Concebido e desenvolvido a partir de uma temática transversal aos municípios - os 5 Sentidos - em cada um é apresentado um espetáculo único por contar com a participação das comunidades no processo criativo e performativo.

Por fim, no dia 27 de agosto, pelas 21h30, a Academia Óbidos Dance apresenta “Mar Lusitano” na Sé de Idanha-a-Velha. Em várias formas de dança, desde viagens mais calmas a mais atribuladas, neste espetáculo de dança vai dançar-se o fado e o lírico. Do contemporâneo ao ballet, da dança de salão ao hip hop, dançar-se-ão as viagens dos descobrimentos, ao som da música portuguesa.

Todos os espetáculos têm entrada gratuita (mais informações: 277 202 900 / ccr@idanha.pt).

Os espetáculos integram a programação do Projeto 5 (2.0) - 5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.  

PUB

PUB

PUB

PUB