Diário Digital Castelo Branco - "Musicalmente" apresentou ciclo de concertos em Penamacor Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

"Musicalmente" apresentou ciclo de concertos em Penamacor

O projeto “Musicalmente”, do CLDS 4G Penamacor Inclusivo, foi apresentado publicamente nos dias 10, 17 e 24 de julho nas aldeias de Aranhas, Pedrogão de S. Pedro e Vale da Senhora da Póvoa, e no dia 1 de agosto no Jardim da República, em Penamacor.

  • Cultura
  • Publicado: 2022-08-05 07:17
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Este último concerto, integrado no programa da Feira Terras do Lince e que estava agendado para o dia anterior culminou o trabalho desenvolvido pelo professor Eduardo Geraldes nas oficinas de expressão musical com os seniores das referidas aldeias.

Nessas oficinas foram recolhidas músicas tradicionais e pouco conhecidas de cada aldeia, com o objetivo final da criação de um cancioneiro, de forma a conservar e preservar o património musical do concelho de Penamacor. Assim, as músicas populares recolhidas em Aranhas, Pedrógão de São Pedro e Vale da Srª da Póvoa, foram apresentadas à comunidade com pequenos concertos.

O grupo de Aranhas apresentou uma encenação da ceifa no arranque das suas atuações. Já o grupo de Pedrógão de São Pedro iniciou com uma Serenata aos noivos, tradição naquela localidade. Finalmente, o grupo de Vale da Senhora da Póvoa abriu as atuações com uma pequena encenação da cozedura do pão, mostrando às gerações mais novas, como se fazia antigamente.

O projeto “Musicalmente” terá continuidade em outras aldeias do concelho, em datas e locais a definir.

PUB

PUB

PUB

PUB