


A Orquestra Sem Fronteiras (OSF) realiza no dia 04 de junho, em Idanha-a-Nova, o 4.º Encontro Ibérico para a Música na Infância, iniciativa destinada a todos os que lidam com crianças e jovens, com interesse em pedagogia musical.
“Esta ação de formação incidirá sobre metodologias pedagógicas aplicadas à educação de música, tendo como principal objetivo incentivar a incorporação destas práticas em contextos escolares, e assumindo como ponto de partida a filosofia e o conceito de educação musical de Zoltán Kodály”, explicou a OSF.
O encontro realiza-se no dia 4 de junho, pelas 10:00, no Forum Cultural, em Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco.
Tem como formadores Catarina Távora e Carlos Guerrero Bullejos e “é dedicada a educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico, auxiliares de educação, instrumentistas e professores de música, pais, encarregados de educação, representantes legais e demais cidadãos interessados”.
“Esta 4.ª edição tem como foco principal o desenvolvimento das competências necessárias a uma escuta atenta, ou audição ativa. Abordam-se formas de estimular a capacidade de escuta em diferentes etapas de desenvolvimento infantil, no sentido de desenvolver um ouvido polifónico e multidimensional, que esteja profundamente conectado com a criança e o seu imaginário”, lê-se na nota.
A OSF é um projeto inovador na Península Ibérica, nomeadamente no contexto raiano, e tem como objetivo proporcionar oportunidades a jovens músicos que pretendam fixar-se no interior para desenvolver a sua atividade profissional, sem que tenham de deslocar-se para os grandes centros urbanos ou para o estrangeiro.
O projeto conta com o apoio de mecenas e parceiros privados, de autarquias e dos ministérios da Educação e da Cultura, assim como do Ministério da Economia, através da Secretaria de Estado da Valorização do Interior.
A sua estreia ocorreu no dia 22 de março de 2019, com um concerto no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, vila do distrito de Castelo Branco onde tem a sua sede.
Recentemente, foi galardoada com o Prémio Europeu Carlos Magno, pelo seu contributo para a "cooperação entre Portugal e Espanha" através da música.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet