Diário Digital Castelo Branco - Centro Hospitalar Cova da Beira aposta na desmaterialização da área financeira Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Centro Hospitalar Cova da Beira aposta na desmaterialização da área financeira

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com sede na Covilhã, tem em curso um projeto que visa a desmaterialização de processo e o aumento de produtividade dos serviços da área financeira.

  • Região
  • Publicado: 2022-01-20 17:59
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Em comunicado enviado à agência Lusa, aquela unidade de saúde do distrito de Castelo Branco especificou que se trata do “Projeto SmartFin” e que conta com a implementação de uma solução robótica para a automatização de processos (RPA - Robotic Process Automation), bem como com uma ferramenta para a gestão de processos de negócio (BPM - Business Process Management).

Segundo acrescentou, tal “permite o mapeamento eficaz de todos os processos, fluxos de trabalho e otimização de serviços”.

“Flexibilizar e tornar mais ágeis os processos de transferência e tratamento de dados financeiros de grande volume, foram os requisitos identificados na base da arquitetura e desenvolvimento desta solução digital, que vai agora permitir ao CHUCB aumentar a capacidade e qualidade de resposta, quer em termos de controlo económico-financeiro, quer de reporte a entidades oficiais”.

Entre os ganhos que se esperam estão o rigor, a transparência e a celeridade.

O valor total do investimento aprovado é de 132 mil euros, com um apoio do Fundo de Desenvolvimento Regional (FEDER) no montante de 112 mil euros.

Entre os processos de trabalho a realizar pelo RPA destacam-se os seguintes: pedido e atribuição de compromisso automático entre o Sistema de Gestão Integrado do Circuito de Medicamentos (SGICM) e o Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade e Gestão Financeira (SICC), lançamento automático de faturas em conferência/conferidas de SGICM para SICC, circuito de requisições extra SGICM, circuito de aprovação de faturas extra SGICM, controlo de faturação às seguradoras (controlo da recolha de informação, controlo da autorização da seguradora e controlo da refaturação), lançamento automático de faturas por centro de custo, entre outros.

O CHUCB tem sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, e integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, abrangendo ainda a área do concelho de Belmonte.

PUB

PUB

PUB

PUB