Covid-19: Covilhã prolonga estacionamento gratuito até final de junho

A Câmara Municipal da Covilhã vai prolongar a isenção do pagamento nos estacionamentos da cidade até ao fim de junho, como medida de apoio ao comércio local face à Covid-19,

  • Região
  • Publicado: 2022-01-14 18:49
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

A decisão consta de um despacho do presidente da Câmara, Vítor Pereira, que foi dado a conhecer na sessão pública do executivo, com o autarca a frisar a importância de apoiar a economia local, devido às dificuldades criadas pela pandemia.

“A ideia central é mesmo dar uma ajuda neste período difícil que os comércios e as pequenas empresas que estão localizadas no centro da Covilhã, e nas zonas que são servidas por estes estacionamentos”, disse aos jornalistas, após a reunião.

Vítor Pereira reiterou que a medida visa “contribuir para criar condições de acessibilidade aos cidadãos e incentivá-los a fazer compras no comércio tradicional”, num contexto de pandemia em que muitas empresas continuam a ter dificuldade.

A isenção de cobrança do estacionamento pago na cidade inclui os parques de estacionamento subterrâneo e à superfície e está em vigor desde março de 2020, tendo vindo a ser renovada consecutivamente.

A covid-19 provocou 5.519.380 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.237 pessoas e foram contabilizados 1.814.567 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

PUB

PUB

PUB

PUB