Diário Digital Castelo Branco - Covid-19: Linha SNS24 está a encaminhar pessoas para as urgências hospitalares para fazer teste sem critério clínico Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covid-19: Linha SNS24 está a encaminhar pessoas para as urgências hospitalares para fazer teste sem critério clínico

A Ordem dos Médicos do Centro denúncia, em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, que a Linha SNS24 está a encaminhar pessoas para as urgências hospitalares para fazer teste ao novo coronavírus sem critério clínico. 

  • País
  • Publicado: 2021-12-30 16:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alerta para as consequências nefastas na resposta dos serviços de urgência hospitalares, uma vez que a linha SNS24 está a encaminhar utentes sem qualquer critério clínico e/ou sem sintomas ou sintomas ligeiros apenas e só porque essa é a única resposta para a realização de testes ao novo coronavírus”. Há também casos em que os utentes se deslocam por iniciativa própria com o mesmo objetivo. “O recurso aos serviços de urgência para fazer teste é uma situação inadmissível, que pode colocar em causa a resposta aos casos emergentes e urgentes, e, também, a colocar pessoas saudáveis num contexto de maior risco”, alerta o presidente da SRCOM.

Carlos Cortes acrescenta ainda que a ida à urgência sem indicação médica é a prova de que o Ministério da Saúde não tem qualquer plano de resposta para fazer face à necessidade de testagem da população.

“Contribuir para o aumento do número de pessoas nos serviços de urgência hospitalar, a pretexto de fazer um teste, é a demonstração cabal de que ninguém organizou e planeou a resposta à testagem. O recurso indevido às urgências é inconcebível”, afirma o presidente da SRCOM, exortando à tutela uma revisão dos critérios de referenciação da linha SNS24.

PUB

PUB

PUB

PUB