Judo/Castelo Branco: 7 medalhas nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Veteranos

O Judo no distrito de Castelo Branco está a registar os melhores resultados de sempre e a comprovar que a Escola de Judo Ana Hormigo é já uma referência nacional.

  • Desporto
  • Publicado: 2021-11-14 16:54
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Este sábado, dia 13 de Novembro, decorreu no Pavilhão do Colégio Imaculada Conceição em Cernache, Coimbra, o Campeonato Nacional de Juniores (Sub 21) com a presença de 196 atletas de todo o país e no Domingo decorreu o Campeonato Nacional de Veteranos para atletas com mais de 30 anos de idade.

Maria Inês Rosário (-57 kg) sagrou-se campeã nacional na categoria -57 kg depois de vencer todos os combates frente a atletas da Académica, de Faro, do Pragal e por fim na final a atleta do Sport Algés e Dafundo.

Denisa Grecu na categoria -48kg, Adriana Torres nos -63 kg e João Dias nos -81 kg estiveram também em destaque ao alcançar as respetivas finais. 

A alcainense Denisa Grecu de 17 anos, que no fim de semana passado venceu a medalha de bronze no Campeonato Nacional de Cadetes (sub18), venceu s atletas da Académica e do Beira-Mar, cedendo apenas na Final frente a atleta do Sport Algés e Dafundo. 

Adriana Torres, campeã nacional de cadetes e apenas com 16 anos, venceu as atletas do Clube de Judo da Ribeira Grande, da Alta de Lisboa, do Sport Lisboa e Benfica na meia-final, e cedendo apenas na Final para a atleta do Sporting Clube de Portugal. Somou assim a sua primeira medalha nos juniores e o título de Vice-Campeã Nacional na categoria -63 kg.

O albicastrense João Dias a estrear-se nos juniores e na nova categoria de peso -81 kg, sagrou-se também vice-campeão nacional ao vencer os atletas da Escola de Judo de Coimbra, da Academia de Judo de Faro e do Sporting Clube de Portugal na Meia-Final. Na Final cedeu para o atleta do Porto, num combate em que esteve em vantagem até ao último minuto de combate. 

Matilde Gonçalves, campeã nacional de cadetes na categoria -44 kg também fez uma competição brilhante ao vencer a medalha de bronze na categoria superior (-48 kg). Dado não existir a sua categoria de peso nos juniores, Matilde subiu e conquistou a medalha de bronze.

Ainda obtivemos mais dois lugares honrosos, 7º lugar com João Alves, recente campeão nacional de cadetes na categoria -81 kg e 9º lugar com Ana Catarina Moura na categoria -57 kg. João Alves venceu dois combates frente aos adversários da Académica e Sporting Clube de Portugal e cedeu em dois frente a dois adversários do Judo Clube de Portimão e Sporting Clube de Portugal. Ana Catarina cedeu frente à atleta do Pragal, nas repescagens venceu a atleta do 4Judo de Aveiro e cedeu para a atleta da Universidade Lusófona.

Participou ainda Ângela Carriço na categoria – 57 kg, atual campeã nacional de cadetes (sub 18) na categoria -52 kg. A alcainense não conseguiu ultrapassar a atleta de do Judo Clube de Viana do Castelo.

A equipa técnica mostrou-se satisfeita com os seus pupilos, a maioria do escalão inferior, mostrando que Castelo Branco é uma referência no Judo Nacional. Mesmo conquistando a 4ª posição do Medalheiro Geral, a Escola de Judo Ana Hormigo foi o clube que conseguiu estar presente em 4 Finais e uma disputa de bronze.

No Domingo os Veteranos da Escola de Judo Ana Hormigo alcançaram mais 2 bronzes com Hugo Marques na categoria -66kg M3 (40 aos 44 anos de idade) e com Filipe Cruz nos +100 kg M2 (35 aos 39 anos de idade). Os dois judocas veteranos alcançaram o 3º lugar das suas categorias, somando assim 7 medalhas neste fim-de-semana para o emblema albicastrense. 

Abel Louro e José Duarte foram os treinadores que acompanharam os atletas e o árbitro João Guerra esteve na Comissão de Arbitragem.

PUB

PUB

PUB

PUB