Diário Digital Castelo Branco - Natação: Castelo Branco recebeu Campeonato Regional de Absolutos e Torneio de Infantis Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Natação: Castelo Branco recebeu Campeonato Regional de Absolutos e Torneio de Infantis

O Complexo de Piscinas Cobertas de Castelo Branco recebeu, este fim de semana passado, a primeira das grandes competições regionais de natação. 

  • Desporto
  • Publicado: 2021-11-08 22:27
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Realizaram-se duas provas em simultâneo, o Campeonato Regional de Absolutos e o Torneio de Infantis. As provas podem decorrer em simultâneo devido à sua forma de organização. Todos os atletas competem entre si independentemente dos escalões etários a que pertencem. A distinção é feita na classificação final, onde os infantis têm uma classificação exclusiva para eles. Os juvenis, os juniores e os seniores classificam-se em conjunto e tentam arrecadar os pódios tão ambicionados. Participaram na prova 113 atletas distribuídos por 7 clubes da Anicentro: ANAR, CN Guarda, CN Fundão, CCD Sertã, Eléctrico Ponte de Sor, Campomaiorense e Elvense.

Esta prova é a primeira grande prova do calendário regional e mais uma vez o Complexo de Piscinas Albicastrense esteve à altura das expectativas. Foram realizadas todas as provas possíveis em piscina de 25 metros, isto é, foram nados 50, 100 e 200 metros em todos os estilos (crol, costas bruços e mariposa), os 100, 200 e 400 estilos, os 400, 800 e 1500 livres. Voltamos também a ter estafetas no programa de provas, 4x50, 4x100 livres e estilos e ainda os 4x200 livres.

Os grandes vencedores foram os atletas do Clube Elvense de Natação que conseguiram conquistar 30 medalhas sendo que 12 primeiros, 10 segundos e 8 terceiros lugares, seguidos de perto pelo Eléctrico e pelo CN Fundão. Em termos individuais de destaque a atleta Maria Caninhas do CN Fundão com 5 primeiros lugares, Barbara Franco do Elvense com 3 primeiros e 3 segundos lugares, e Afonso Choças do Eléctrico com 3 primeiros e 2 segundos lugares.

Por parte de ANAR os destaques foram para as 6 medalhas conquistavas. Eduardo Tavares com 1º lugar nos 400 e nos 1500 metros livres, Inês Silva e Ana Rita Gonçalves segundos lugares aos 50 costas e aos 50 bruços respetivamente e os dois terceiros lugares das estafetas de 4x50 livres e 4x50 estilos, com Inês Silva, Ana Rita Gonçalves, Maria Galvão e Matilde Galvão. Ainda de grande relevo a obtenção dos tempos de acesso para os Nacionais e Zonais de Infantis por parte de Afonso Bento nas provas de 400, 200, 100 livres, enquanto Guilherme Rato aos 200 e aos 100 livres.   

Apesar da prova ser da responsabilidade da Anicentro a mesma contou com a colaboração da Anar como “clube da casa” e das instituições locais, Albigec - EM e a Câmara Municipal de Castelo Branco, que em tempo recorde conseguiu mobilizar a suas estruturas para criar todas a condições logísticas e operacionais para que aprova se pudesse realizar.

A entrega de medalhas contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, o Presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação, Aldo Costa e o Presidente da Associação de Natação do Interior Centros, João Augusto Alexandre.

Uma nota final para a equipa de arbitragem que contou com 14 elementos onde 7 deles eram albicastrenses, Elsa Gregório Juíza Arbitra à prova e líder da equipa de arbitragem, conduziu a prova de forma tranquila e sem sobressaltos.

PUB

PUB

PUB

PUB