Judocas do Distrito de Castelo Branco vice-campeões mundiais no KATAS - 2021

José Farias, da Academia de Judo de Castelo Branco, e João Baptista, do Atlético Fundanense, são vice-campeões mundiais de judo Katas 2021.

  • Desporto
  • Publicado: 2021-11-01 08:03
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

O Campeonato do Mundo de Katas – Lisboa 2021 realizou-se na passada terça e quarta-feira, dias 26 e 27 de outubro, no Pavilhão nº1 do Estádio Universitário de Lisboa e que contou com mais de 200 judocas, incluindo 16 portugueses.

Neste Campeonato do Mundo houve 5 Katas oficialmente reconhecidas: Nage-no-kata (formas de projeção), Katame-no-kata (formas de controlo), Ju-no-kata (formas de suavidade), Kime-no-kata (formas de decisão) e Kodokan Goshin-jutsu (formas de autodefesa).

O primeiro dia do Campeonato do Mundo de Katas – Lisboa 2021 cumpriu-se na terça-feira, 26 de outubro. Neste dia inaugural, estiveram em ação os Judocas de 3 Katas distintas: Nage-no-Kata (Seniores e Sub-23), Katame-no-Kata (Seniores) e Ju-no-Kata (Seniores), num total de 138 atletas, incluindo 8 Portugueses.

Na prova de Nage-no-Kata (forma de projeção) Sub-23, Portugal foi representado pela dupla José Farias (Academia de Judo de Castelo Branco) e João Batista (Atlético Fundanense).

Os atletas somaram 335.5 pontos na sua performance de manhã, alcançando o 6º lugar e o acesso ao Bloco de Finais. Na final, os portugueses foram os primeiros a entrar no tatami e conseguiram melhorar o resultado, somando mais 37.5 pontos do que na primeira prestação, terminando a final com 373 pontos (que lhes garantia o 2º lugar no grupo da manhã). Mesmo assim, José Farias e João Batista viram todos os seus adversários a melhorar os resultados e mantiveram o 6º lugar, a 20.5 pontos do 1º lugar. O Ouro foi ganho pelo par francês (393.5), superando as duplas da Rússia (392.0) e Polónia (382.5).

No último dia do evento, estiveram em prova os judocas dos seguintes Katas: Kime-no-Kata (Seniores), Kodokan Goshin-jutsu (Seniores) e Katame-no-Kata (Sub-23). Ao todo, estiveram em ação 70 Atletas, entre os quais 8 Portugueses:

Nos Sub-23, em Katame-no-Kata (forma de controlo), José Farias (Academia de Judo CasteloBranco) e João Batista (Atlético Fundanense), voltaram aos tatamis quarta-feira. A dupla beirã teve a concorrência de 3 pares, vindos de França, Rússia e Ucrânia. Na primeira prestação do dia, os jovens somaram 346 pontos. Na finalíssima, José Farias e João Batista somaram mais 28.5 pontos, concluindo com 374.5, o que permitiu que conseguissem ultrapassar os russos na classificação, alcançando o 2º lugar da categoria e conquistando a Medalha de Prata. O ouro foi ganho pela dupla francesa (401 pontos). A Rússia (363) alcançou o Bronze e a Ucrânia terminou em 4º (329.5).

Em Kime-no-Kata (forma de decisão), Nuno Rosa (Academia de Judo Castelo Branco) e Sérgio Carvalho (Atlético Fundanense) foram os representantes lusos em ação e ficaram no grupo 2da categoria. Os portugueses obtiveram 482.5 pontos, terminando a sua prestação no 5º lugar do grupo, à frente dos pares da Áustria e Alemanha, ficando apenas a uma posição de acesso à final do Kime-no-Kata.

Portugal conquistou 2 Medalhas no segundo e último dia do Campeonato do Mundo de Katas -Lisboa 2021, que terminou quarta-feira, 27 de outubro.

É a primeira vez que Portugal consegue 2 pódios no Mundial de Katas.

 

PORTUGAL ALCANÇA 2 PÓDIOS INÉDITOS

Portugal conquistou 2 Medalhas no segundo e último dia do Campeonato do Mundo de Katas -Lisboa 2021.

Portugal fechou de forma brilhante o Campeonato do Mundo de Katas! João Baptista e José Farias conquistaram a medalha de prata. Pedro Gonçalves e Paulo Moreira o bronze",destacou a FPJ num dos seus espaços de comunicação.

Os resultados alcançados são o ponto alto para a Academia de Judo de Castelo Branco, mas também para a cidade onde o trabalho, esforço e dedicação dos atletas e de toda a equipa que os apoiou.

É um momento de prestígio para a Academia de Judo de Castelo Branco que volta a ter judocas a representar as cores de Portugal em competições internacionais.

PUB

PUB

PUB

PUB