Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 2 de setembro de 2021

Fundão: BE questiona Governo porque é que a ETAR dos Enxames nunca funcionou

Por: Diário Digital Castelo Branco

O Bloco de Esquerda (BE) quer saber se o Governo tem conhecimento que a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) dos Enxames, concelho do Fundão, nunca entrou em funcionamento, apesar de construída há quase 12 anos.

Numa questão subscrita pelo deputado José Manuel Pureza e dirigida ao Ministério do Ambiente e Ação Climática, o BE salienta que a ETAR custou 981.372 euros, sendo que 834.166 euros foram suportados pelo FEDER.

O BE frisa que se trata de um “investimento feito para nada” e lembra que esta não é a primeira vez que alerta para o problema.

“Em outubro de 2020, face a esta situação inexplicável, o Bloco de Esquerda solicitou uma reunião à Junta de Freguesia dos Enxames, na qual foi prometida a resolução do problema até ao final desse ano, em parceria com o Município do Fundão. Mas o certo é que tudo continua na mesma”, aponta.

Os bloquistas explicam ainda que, numa visita que efetuaram ao local, na segunda-feira, comprovaram que a “infraestrutura está praticamente abandonada sem ter sido ainda sequer utilizada, cheia de mato, não se conseguindo sequer perceber bem onde estão os mecanismos necessários para o tratamento de efluentes”.

“Não é admissível que, num país membro da União Europeia em pleno século XXI, permaneça assim por cumprir um direito absolutamente elementar de todas as pessoas: o direito ao saneamento básico através de uma rede pública”, acrescentam.

Deste modo, o BE questiona o Governo sobre se tem conhecimento desta situação e sobre a razão pela qual a mesma se mantém, passados 12 anos.

Quer ainda saber que “diligências tenciona o Governo tomar para que, com a máxima brevidade, a ETAR e a rede de saneamento em causa entrem em funcionamento, em benefício da população”.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!