Jovem proencense vence prova de ciclismo espanhola

Gonçalo Tavares, jovem proencense natural do Vale Clérigo, conquistou este domingo, 4 de Julho, a prova de ciclismo espanhola Bizkaiko Itzulia, no País Basco, em Espanha, para o escalão júnior. 

  • Desporto
  • Publicado: 2021-07-08 00:00
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Em declarações ao Diário Digital Castelo Branco, João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, afirma que “é sempre com gosto e particular orgulho que temos um proencense em destaque, e, felizmente, temos muitos e em distintas áreas”, acrescentado que “no ciclismo temos um referencial que há pouco tempo nos deixou, o Sr. António “rolheiro”. João Lobo enfatiza ainda o feito alcançado por Gonçalo Tavares que “marca de forma diferenciada, pois foi a primeira vez que, no escalão dele, um português venceu esta prova, está de parabéns e obviamente a família que é apoio fundamental para o sucesso”, reconhece o edil.

O jovem proencense de 16 anos começou a ganhar o gosto pela modalidade ao acompanhar o pai no BTT, mas rapidamente a paixão falou mais alto. Em 2018 ingressou na Escola de Ciclismo de Abrantes, onde começou a dar nas vistas e a conquistar bons resultados no BTT, ingressando em 2020 em Alenquer na vertente de estrada e em 2021 chegou à Bairrada Cycling Team. Para o futuro, o atleta sonha um dia “participar num tour”. A distância entre Proença-a-Nova e Anadia não é um problema, pois treina individualmente sob as orientações do treinador, tal como os colegas de equipa. “A única dificuldade é quando tenho de me deslocar para treinar com a equipa ou para as provas que estou dependente de alguém para me acompanhar”, reconhece Gonçalo Tavares, mas nem isso o desmotiva de um dia conseguir ser atleta profissional a tempo inteiro, “e quem sabe até ser internacional”, acrescenta.

Composta por 5 etapas, Gonçalo Tavares, da Bairrada Cycling Team, venceu o primeiro lugar da Bizkaiko Itzulia na classificação geral e o 3º por pontos. O jovem proencense alcançou ainda o 2º lugar no contrarrelógio individual, correspondente à 4ª etapa. Relativamente às classificações secundárias, Gonçalo Tavares venceu também a classificação da juventude. O seu colega de equipa, António Morgado, alcançou o 2º lugar no pódio, assim como o melhor por pontos e a terceira posição na montanha. Estes resultados fizeram com que a Bairrada Cycling Team conquistasse o primeiro lugar por equipas. 

PUB

PUB

PUB

PUB