A Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BMJBM), em Vila Velha de Ródão, esteve em destaque no programa “Vou ali e já venho” da Antena 1 dedicado ao Dia Mundial das Bibliotecas, que se assinalou a 1 de julho.
Escolhida por ser “uma das mais referenciadas”, a reportagem realça o trabalho que este espaço tem vindo a desenvolver desde a sua abertura em 2008.
O projeto “Vidas e Memórias de Uma Comunidade”, iniciado em 2009 com o objetivo de preservar, valorizar e divulgar o património cultural imaterial do concelho, o encontro literário “Poesia, Um Dia”, um evento de promoção do texto poético que desde 2012 já trouxe até Ródão alguns dos mais conceituados poetas nacionais, ou a criação, em 2013 e 2014, do “Clube de Leitura de Autores Clássicos” e do “Clube de Leituras sem Pressa”, foram algumas das iniciativas criadas pela BMJBM referidas.
Nas palavras da bibliotecária Graça Batista ao jornalista Rui Gomes, o que a equipa que dinamiza este equipamento municipal pretende é que ele seja, mais do que uma simples biblioteca, uma “bioteca”, isto é um espaço que tem de “ligar as pessoas à vida e tem que se ligar à vida das pessoas. Essa dimensão da vida é boa para nos relacionarmos. Porque todos são pessoas, antes de serem leitores.”
Já antes, a 18 de junho, a BMJBM tinha sido alvo duma reportagem alargada no programa “Faces: iniciativas culturais com rosto”, da Antena 2, através do qual os ouvintes da rádio pública puderam ficar a conhecer os diversos projetos que têm vindo a ser desenvolvidos nos últimos anos pela biblioteca e no presente, em contexto de pandemia, e a forma como esta tem procurado cativar e envolver as diferentes gerações da comunidade rodense.
Ambos os programas estão disponíveis na plataforma RTP Play, onde é possível a visualização e a escuta de emissões online dos programas emitidos nos diversos canais de televisão e rádio da estação pública.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet