Oleiros: Município integra primeira fase de alargamento do Roteiro de Arte Experimenta Paisagem

Os municípios fundadores do Experimenta Paisagem - Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã – e o escritório de arquitetura e urbanismo Mag – Marques de Aguiar, juntaram os parceiros numa reunião de trabalho para a expansão desta rede territorial.

  • Cultura
  • Publicado: 2021-06-22 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco (DDCB) teve acesso, Experimenta Paisagem, que teve como formato de estreia o Cortiçada Art Fest em agosto de 2020, pretende a afirmação da região do Centro como destino internacional de arte na paisagem, através da promoção da cultura, do património e das artes e simultaneamente, da valorização turística desta região.

Estabelecer uma rede que faça da região um destino internacional pioneiro na arte na paisagem foi o propósito adicional desta reunião que decorreu a 1 de junho e juntou os fundadores desta iniciativa e entidades estratégicas, como a Direção Regional da Cultura do Centro, o Turismo Centro Portugal e o Centro Nacional de Cultura (CNC).

Em declarações ao DDCB, Fernando Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oleiros afirma que "esta iniciativa é de extrema importância e projetos como este permitem atrair pessoas aos lugares". No entender do autarca oleirense, " este projeto traz ganhos em termos de escala e benefícios para todos de forma integrada. É importante afirmarmo-nos pela diferenciação e pela positiva. Só assim marcamos uma posição a nível nacional e internacional".

A professora Maria Calado, Presidente do Centro Nacional de Cultura, acrescenta que o CNC “associa-se ao Experimenta Paisagem no sentido da consolidação do projeto, da sua internacionalização, e, sobretudo, do desenvolvimento em novas linhas de atividades tendo sempre como objetivo essencial uma ampla valorização do território e das suas comunidades.”

Marta Aguiar do escritório Mag, finaliza e declara que “na mediação artística e na transformação do território, o tempo é o elemento transversal aos 3 eixos do Experimenta Paisagem. Interessa a valorização dos valores da paisagem que foram construídos e persistiram num tempo longo através do diálogo com a criação contemporânea.”

De recordar que, com curadoria do escritório portuense MAG – Marques de Aguiar e financiamento da Dgartes, o programa começou a ser desenvolvido em 2019, no âmbito da estratégia da Direção Regional da Cultura do Centro, em articulação com três municípios do Pinhal Interior Sul: Oleiros, Sertã e Proença-a-Nova. Daqui resultaram roteiros de arte na paisagem da Cortiçada e das Linhas de Água, onde foram criadas três obras: o “Farol dos Ventos” (Proença-a-Nova), “Véu” (Sertã), e “Moon Gate” (Oleiros).

PUB

PUB

PUB

PUB