Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Póvoa de Rio de Moinhos lança 2ª edição de monografia Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Póvoa de Rio de Moinhos lança 2ª edição de monografia

No dia 10 de Junho de 2021, na aldeia de Póvoa de Rio de Moinhos, na rua Infante Dom Henrique em frente à Casa da Cultura, foi lançado um livro referente à monografia de Póvoa de Rio de Moinhos – “Póvoa de Rio de Moinhos – Ontem e Hoje – História e Memória”.

  • Cultura
  • Publicado: 2021-06-14 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Na Mesa estiveram o Presidente da União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, João Paulo Martinho, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Augusto Alves, o professor catedrático de história, Joaquim Candeias da Silva e o professor catedrático de filosofia, Manuel José Carmo Ferreira. 

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, João Paulo Martinho, referiu que esta obra foi pensada em 2006, sendo a sua 1ª edição lançada em 2014. Houve necessidade de fazer uma nova edição, pois foram encontrados alguns erros (gralhas) que deviam ser corrigidos, também foi uma forma de prestar homenagem à falecida Benedicta Duque Vieira que coordenou esta obra.

Joaquim Candeias da Silva, elogiou a data escolhida para o lançamento da 2ª edição da monografia, sendo o dia 10 de Junho, dia de Portugal. A obra é uma excelente monografia coordenada por Benedicta Duque Vieira, pessoa muito conhecida, muito dedicada à sua terra natal e à história, tendo nascido no dia 27 de Outubro.

Vítor Carvalho desde o início teve uma grande participação nesta monografia, sobretudo nesta 2ª edição do livro, onde teve o cuidado de identificar os erros (gralhas). Nesta 2ª edição surge uma nova colaboradora – Daniela Martinho que escreveu um artigo sobre o seu pai – Alfredo do Nascimento Martinho.

Nesta nova edição da RVJ - Editores, além do texto de Daniela Martinho, também há um texto em homenagem à Benedicta Duque Vieira. Também teve um papel muito importante nesta 2ª edição, o executivo da União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, João Paulo Martinho, Célia Freire Cruz e Sérgio Silva. 

A monografia está devida em 3 partes, sendo destacado por Joaquim Candeias da Silva os 5 V referentes à monografia: Volumosa (cerca de 600 páginas), Valiosa (em relacção aos seus colaboradores), Vaidosa (uma das melhores monografias da região), Voluntariosa (feita por pessoas que gostam da sua terra e que gostam desta aldeia) e Venha (que venha uma 3ª edição, e que tal incluir também a aldeia de Caféde).

Manuel José Carmo Ferreira, marido da homenageada Benedicta Duque Vieira, agradeceu ao presidente e executivo de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, a Joaquim Candeias da Silva, ao Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e ao Vítor Carvalho pela concretização da 2ª edição deste livro. Também referiu o enorme empenho e dedicação, para a concretização deste trabalho, por parte de Benedicta Duque Vieira.

José Augusto Alves, cumprimentou e agradeceu todos os presentes da Mesa e os que assistiram a este evento cultural. Referiu a importância da data escolhida para o lançamento do livro – 10 de Junho, o trabalho feito pela União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde.

Também usou da palavra a Margarida Duque Vieira, elogiando a dedicação nesta obra por parte da Benedicta Duque Vieira e por parte do Vítor Carvalho. Foi também referido por parte da Margarida Duque Vieira, melhoramentos que têm que ser feitos nesta aldeia.

No final na Casa da Cultura houve uma pequena secção de musicas e também uma nova homenagem à Benedicta Duque Vieira. 

PUB

PUB

PUB

PUB