Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Cine-Teatro Avenida exibe filme de conflito histórico em meio rural no concelho de Idanha-a-Nova Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Cine-Teatro Avenida exibe filme de conflito histórico em meio rural no concelho de Idanha-a-Nova

O Cine-Teatro Avenida vai exibir o filme Alaresrealizado por Paulo Chambino, no próximo dia 17 de Junho. 

  • Cultura
  • Publicado: 2021-06-13 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A película baseia-se em acontecimentos históricos ocorridos em Outubro de 1923, quando a população do Rosmaninhal, concelho de Idanha-a-Nova, atacou e expulsou as gentes de montes vizinhos, nomeadamente dos Alares, ficando-lhes com as terras que alegavam terem comprado aos herdeiros do visconde Morão.

A entrada é gratuita, embora requerendo-se levantamento de bilhete para controle das entradas.

 

"ALARES”

Sinopse:

Século XVIII, raia do distrito de Castelo Branco, história de um povo e sua luta pela sobrevivência. A descoberta das terras entre o Rosmaninhal e Monforte da Beira, a nova oportunidade, o encontro com melhores condições de vida.

Depois de séculos de permanência e alguma prosperidade origina o interesse, a cobiça e a luta pela posse da terra.

Outubro de 1923 mais de 3 000 habitantes do Rosmaninhal caminham em direção aos Alares com a intenção de expulsar os seus habitantes.

É o início de um conflito que ficou conhecido por “Guerra dos Alares” ou “Questão dos Montes”.

Alares, Cobeira e Cegonhas ou simplesmente os Montes, são três povos que tentaram viver da terra e para a terra. História do sucesso, riqueza, ruína e morte...

PUB

PUB

PUB

PUB