Castelo Branco: Junta de Freguesia apoia edição de livro "100ª Lição"

'100ª Lição' é o título do livro, apoiado e divulgado pela Junta de Freguesia de Castelo Branco, que Jerónimo Barroso, professor, antigo dirigente escolar, dirigente associativo e sindical, apresentou no dia 7 de Junho, na Casa do Arco do Bispo. 

  • Cultura
  • Publicado: 2021-06-11 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Na cerimónia de apresentação, Leopoldo Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia, recordou o trabalho de apoio à cultura que a Junta tem desenvolvido, lembrou alguns momentos vividos com o Professor Jerónimo Barroso enquanto colega, como pai de jovens alunos na escola Cidade de Castelo Branco, não esquecendo a relação cordial que mantem com o autor do livro há longos anos. Manifestou também o desejo de, no futuro, continuar a ver a Junta de Freguesia como peça fundamental no desenvolvimento local e a importância que a cultura aporta para que esse desiderato seja conseguido. 

A Professora Lurdes Gouveia, no seu timbre habitual e com a mestria que lhe é conhecida falou do autor e da obra agora apresentada, terminando a intervenção com a leitura de uma das “lições”.

O autor começou por agradecer à Junta de Freguesia, na pessoa do seu Presidente todo o apoio dado, agradeceu de igual modo a todos os colegas e amigos que o ajudaram, incentivaram, motivaram e que com ele colaboraram.

Referiu que a 100ª lição conta cem histórias que se querem bem-dispostas, sem pretensões biográficas, didáticas ou cronológicas e que nelas não existe qualquer pretensão de fazer pedagogia ou ensinança seja do que for, pretendendo com a sua escrita chegar de forma fácil e direta a todo os tipos de leitores.

Depois convidou os presentes a imergir nas páginas do livro, como se cada um deles interpretasse o seu próprio papel numa qualquer das histórias ali contadas, na qualidade de pais de alunos, colegas, funcionários ou até de colaboradores em atividades realizadas nas escolas por onde passou.

Terminou dizendo que estes tempos pandémicos obrigaram a limitar o número de convidados para a apresentação, o que o obrigará a desdobrar-se em várias apresentações para amigos, colegas de profissão, colegas dirigentes sindicais e associativos, funcionários que com ele trabalharam e antigos alunos.

Para os que não puderem estar presentes nessas apresentações, o livro será posto à venda na editora RVJ e na livraria A Mar Arte e será vendido a um preço simbólico de dez euros que reverterão na íntegra a favor da Associação de Apoio à Criança de Castelo Branco.

PUB

PUB

PUB

PUB