Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 22 de setembro de 2026

Festival Amália Rodrigues celebra Fado e Legado da Fadista no Fundão

Por: Diário Digital Castelo Branco

O Município do Fundão, em colaboração com a Associação Fado Cale, irá promover a terceira edição do Festival Amália Rodrigues, entre os dias 1 e 4 de outubro de 2026, com um conjunto de concertos e um concurso de fado na cidade do Fundão.

Ao longo de quatro dias, o programa que pretende homenagear Amália Rodrigues integra concertos, uma mesa-redonda, o concurso de fado Amália Rodrigues, uma casa de fados e atuações em restaurantes locais.

A programação tem início no dia 1 de outubro, às 21h00, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, com a mesa-redonda "O valor da palavra na obra de José Mário Branco", com a participação especial de Camané, numa iniciativa que conta com a parceria com a Camisola Preta e a Tinta da China.

No dia 2 de outubro, sexta-feira, no Octógono, no Fundão, terão lugar os concertos de Sandra Correia, uma das vozes mais intensas e genuínas do fado, atua às 21h30, acompanhada por vários convidados, nomeadamente o maestro Francisco Tavares e a fadista Sandra Cristina. Às 22h45, subirá ao palco Pedro Moutinho, uma referência incontornável do Fado contemporâneo.

No dia 3 de outubro, sábado, atuam, às 21h30, Sofia Pires e Margarida Geraldes, com o espetáculo "Entre Fado, Beira e Alentejo". Às 22h30, será a vez de Raquel Tavares subir ao palco do Octógono.

No dia 4 de outubro, domingo, o Octógono recebe, às 18h00, terá lugar o espetáculo "Quando a Tuna Canta o Fado". Às 21h00, realiza-se a 12ª edição do Concurso de Fado Amália Rodrigues, com Diogo Rocha como convidado especial.

Nos dias 2, 3 e 4 de outubro, entre as 0h00 e as 2h00, a sede da Associação Fado Cale transforma-se numa Casa de Fados, prolongando as noites do Festival num ambiente de maior proximidade entre fadistas, músicos e público.

Ao longo destes três dias, o Fado também estará presente, à hora de almoço, em alguns restaurantes locais, através da participação de fadistas da região.

Partilhar:

Relacionadas

Link copiado!