Castelo Branco: Museu expõe desenhos inéditos de Manuel Gargaleiro

O artista português e ceramista Manuel Cargaleiro inaugura esta sexta-feira, dia 4 de Junho, uma exposição de cerca de 150 desenhos inéditos, selecionados do acervo que se encontra em reserva em Castelo Branco. 

  • Cultura
  • Publicado: 2021-06-03
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

O município refere que é a primeira vez que há uma exposição dedicada aos desenhos de Manuel Cargaleiro.

"A inauguração da exposição no Museu Cargaleiro será às 15:30 horas, com quase 150 obras selecionadas do acervo que se encontra em reserva, aqui, em Castelo Branco", refere.

A exposição comissariada por João Pinharanda pode ser apreciada pelo público a partir de sábado.

"Esses desenhos integram (a par de centenas de outras obras de desenho, pintura e cerâmica, próprias e de outros artistas) a doação feita por Mestre Cargaleiro ao Museu que, em Castelo Branco, garante a perenidade e dinâmica da sua obra", refere, numa nota enviada à agência Lusa, o comissário da exposição.

Adianta ainda que os desenhos apresentados "foram escolhidos pelo curador da exposição, em diálogo aberto com o mestre [Manuel Cargaleiro], a partir de um fundo de cerca de dois mil originais".

"Tão vasta seleção permitiu estabelecer uma viagem fascinante entre os anos 50 do século passado e a década de 20 deste século, 70 anos de inesgotável vontade criativa, intensa e sempre rica nas suas propostas e abertura a novos caminhos", sustenta.

João Pinharanda explica que as obras expostas lançam pontes de interpretação entre todas as dimensões da obra de Cargaleiro, seja a pintura, seja as várias dimensões dos seus trabalhos cerâmicos.

"Fazem-nos entender melhor a génese do seu trabalho, mas também os diálogos que estabelece com a tradição dos saberes artesanais e com história da arte do seu tempo", conclui.

PUB

PUB

PUB

PUB