Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Dia Internacional dos Museus assinalado em Alcains Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Dia Internacional dos Museus assinalado em Alcains

O Dia Internacional dos Museus, assinalado dia 18 de Maio, será comemorado pelo Museu do Canteiro com a abertura da exposição de fotografia da autoria de Pedro Inácio intitulada de "As águas correm do passado para o presente".
 

  • Cultura
  • Publicado: 2021-05-10 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

As águas correm do passado para o presente foi o título escolhido, entre muitas outras propostas temáticas, para materializar a presente exposição. 

Durante muitos séculos a água, através da sua essência e frescura, jorrou pelos chafarizes e pelas fontes de Portugal saciando a sede dos humanos e de outros seres vivos.

Parte considerável dessa água, permitiu prosperar pequenas e médias indústrias, contribuindo progressivamente para o desenvolvimento económico do nosso país.

Atualmente impõe-se salvaguardar e valorizar estes monumentos, recordando a importância histórica deste valioso património cultural.

Recordemos, então, os escultores e mestres canteiros que, sabiamente, trabalharam a arte da pedra transformando-a em fontes, inspiradoras de sons e sonhos. 

Recordemos, o prepósito de ir à fonte que, delicadamente, serviu de pretexto para muitas mulheres contarem as suas mágoas enchendo os seus cântaros de água e de segredos íntimos.

Recordemos as lendas e narrativas dos poetas e escritores da água, descrevendo as fontes da formosa Leonor e das belas mouras encantadas. 

Recordemos os sopros de água brotados pelas carrancas, cujos fôlegos permanecem na nossa memória e, por certo, na dos nossos antepassados.

Recordemos, pois, os chafarizes e as fontes que integram esta mostra de fotografias, simbolicamente, selecionadas para homenagear as águas sem tempo e de todos os tempos. Sim, em virtude de todos os tempos, merecem continuar a exaltar o (en)canto e a magia da água.

 

Pedro Inácio  

Museólogo e Investigador na área do Património Cultural da água

 

Agradecimentos:

Ao Dr. Carlos Semedo, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Castelo Branco, pelo seu continuado interesse na defesa do Património Cultural da Água. 

Ao Museu do Canteiro, em particular à Drª. Solange Almeida, pelo seu empenho e entusiasmo na organização da exposição.

Ao amigo Luis-Cláudio, pelo sentido poético dos seus versos em tributo à água das fontes e às fontes com água.

PUB

PUB

PUB

PUB