Proença-a-Nova: "Dia da Terra" assinalado em exposição no Centro Ciência Viva da Floresta

Para assinalar o Dia da terra, que se comemora a 22 de abril, o Centro Ciência Viva da Floresta inaugurou a exposição itinerante sobre rochas e minerais do norte de Portugal, criada em 2016 pelos Parceiros da Região Norte do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, com iniciativa do Município de Vila Pouca de Aguiar.

  • Cultura
  • Publicado: 2021-04-26
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

A geóloga Joana Rodrigues, do Geopark Naturtejo, realizou a visita guiada à exposição e desenvolveu a atividade “Encontro com o Cientista” em que participou a turma 4º E da EB São Nuno de Santa Maria, de Cernache do Bonjardim, no âmbito da Escola Ciência Viva.

Esta exposição, que dá a conhecer um pouco da geodiversidade, da história geológica e do passado mineiro do norte do país, tem entrada gratuita e poderá ser visitada até dia 31 de agosto. A parceria com o CCV da Floresta surge também pelo facto de Proença-a-Nova ter importantes geomonumentos, como as Portas de Almourão, e uma forte tradição mineira que remonta à exploração de ouro, nas margens do rio Ocreza, no período romano. 

Quanto ao dia da Terra, começou a ser assinalado a 22 de abril de 1970 nos Estados Unidos com a organização de um fórum ambiental pelo senador americano Gaylord Nelsonque envolveu 20 milhões de participantes. Atualmente este dia é chamado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra e o tema deste ano é a recuperação da terra.

Tendo em conta o processo de desconfinamento, as visitas ao Centro Ciência Viva da Floresta devem ser realizadas mediante agendamento prévio, disponível online (https://www.ccvfloresta.com/reabertura) ou pelo número 274 670 220. 

PUB

PUB

PUB

PUB