Penamacor/Sabugal: Reserva Natural da Serra da Malcata aprova regulamento e representantes da cogestão da Reserva

O Conselho Estratégico da Reserva Natural da Serra da Malcata aprovou, por unanimidade, na última segunda-feira, uma proposta de alteração do Regulamento de Funcionamento do referido Conselho Estratégico e uma proposta dos Municípios de Penamacor e do Sabugal referente às entidades a integrar na Comissão de Cogestão da Reserva Natural, representantes de instituições de ensino superior e de outras entidades relevantes para o desenvolvimento sustentável do território abrangido pela área protegida.

  • Região
  • Publicado: 2021-04-22 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, as propostas foram aprovadas numa reunião que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Penamacor e que foi presidida pelo Presidente do Conselho Estratégico da Reserva Natural da Serra da Malcata e Vice-Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Manuel Dias Proença, por Anabela Ramos Simões, Diretora do Departamento Regional do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, e por António Luís Beites Soares, Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, tendo contado, ainda, com a participação dos restantes membros do referido Conselho Estratégico, tanto em formato presencial como telemático.

O primeiro mandato do Conselho será presidido pelo Município de Penamacor, esperando-se para breve a assinatura oficial do protocolo. António Luís Beites Soares referiu que a cogestão da Reserva Natural da Serra da Malcata é uma ambição de há muitos anos. Para o Presidente do Município de Penamacor, este é um território com enorme potencial turístico e endógeno, salvaguardando-se sempre a mais valia que representa a sua biodiversidade.

“A aprovação do modelo da cogestão da Reserva Natural da Serra da Malcata é um marco histórico”, disse. Já o Presidente do Conselho Estratégico da Reserva Natural da Serra da Malcata e Vice-Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença salientou o entendimento entre os dois municípios nesta e noutras áreas, defendendo também que é uma ambição de há muitos anos devolver a Malcata aos cidadãos.

PUB

PUB

PUB

PUB