O programa "Folhas Novas", da Câmara de Castelo Branco, vai acelerar a reabertura cultural no concelho a partir do dia 06 de abril, incentivando a visita aos espaços culturais e promovendo atividades educativas.
"A Câmara de Castelo Branco vai avançar com o programa Folhas Novas. O objetivo é criar um conjunto de iniciativas para incentivar a visita aos espaços culturais por parte da nossa comunidade", afirmou o vereador Carlos Semedo, responsável pelo pelouro da cultura.
A primeira fase do programa de reabertura cultural em Castelo Branco decorre no período entre os dias 06 de abril e 06 de junho, iniciativa sujeita a avaliação devido à evolução da pandemia da covid-19.
O objetivo passa por incentivar os habitantes do concelho a visitarem os museus e centros interpretativos ao fim de semana ou promover atividades educativas ao longo da semana e visitas guiadas (com marcação prévia) destinadas a comunidades específicas (migrantes, surdos ou pessoas de instituições particulares de solidariedade social).
"Esta iniciativa insere-se num processo gradual de melhoramento das acessibilidades nos referidos equipamentos", refere o vereador.
O município quer também organizar com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) visitas de patrões e trabalhadores da restauração e hotelaria aos espaços culturais de Castelo Branco.
"Este processo deverá ter início neste período [06 de abril a 06 de junho] e prolongar-se ao longo do tempo", afirma.
Já ao nível das artes performativas, o programa prevê, a partir do dia 19 de abril e até ao final de junho, uma itinerância nas freguesias realizada por artistas locais.
"Queremos incentivar os artistas locais que também precisam de estímulos", sustenta Carlos Semedo.
No âmbito do programa "CasteloBrancoApoia", criado para mitigar os efeitos causados pela propagação da pandemia, vão ser realizados três concertos com bandas de música ligeira, a realizar no Cineteatro Avenida e no Centro Cultural de Alcains.
A autarquia vai ainda apoiar o lançamento de novos discos de bandas e grupos locais.
Ao nível da leitura, vão ser realizadas, entre os meses de abril e maio, cinco sessões de divulgação de livros apoiados ou editados pela autarquia.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet