Ródão: Câmara cede instalações provisórias para Posto da GNR

O Posto Territorial da GNR de Vila Velha de Ródão está a funcionar provisoriamente na Casa da Laia, edifício cedido pelo município local. 

  • Região
  • Publicado: 2021-03-06
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, a Câmara refere que através da cedência deste espaço, "procura dar condições aos militares para continuarem a desempenhar o seu serviço".

Parte do telhado do Posto Territorial de Vila Velha de Ródão da GNR ruiu no final de janeiro, sem causar danos físicos aos militares que prestavam ali serviço.

A denúncia partiu da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), que adiantou que, desde 2018, tem vindo a alertar para "as precárias e preocupantes condições" daquele quartel.

À Lusa, a GNR explicou que estava a avaliar a transferência provisória do efetivo do Posto Territorial de Vila Velha de Ródão para outras instalações.

Adiantou ainda que o Posto Territorial de Vila Velha de Ródão está inscrito na Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviços de Segurança (LPIEFSS).

"Desta forma, o projeto de execução está na fase de análise e aprovação, prevendo-se que haja condições para iniciar o concurso para a empreitada nas próximas duas semanas", sustentou a GNR.

O município de Vila Velha de Ródão sublinha que as forças de segurança ocupam, desde o dia 01 de março, dois pisos do edifício que cedeu provisoriamente, "tendo sido necessária a realização de pequenas obras para garantir a transferência dos militares para este novo espaço, que se assume como uma localização provisória e que procura dar resposta à emergência da situação".

"A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão vai continuar a persistir no lançamento das obras requalificação e ampliação do Posto Territorial da GNR”, para as quais já apresentou um projeto e cuja execução está disponível para “comparticipar", conclui.

PUB

PUB

PUB

PUB