Professor da UBI preside ao Conselho Estratégico da candidatura da Covilhã a Cidade Criativa

O docente da Universidade da Beira Interior (UBI), Rui Miguel, foi eleito para presidir ao Conselho Estratégico da Candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO em Design.

  • Região
  • Publicado: 2021-02-26 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, será o responsável pelo grupo que vai definir e colocar em prática o plano de ação da proposta, alicerçada no design sustentável e inclusivo, no passado têxtil e no futuro criativo da Covilhã, no envolvimento da comunidade ou na potenciação cultural da região. O projeto pretende a integração da Covilhã na Rede das Cidades Criativas da UNESCO e foi iniciado pela Câmara Municipal da Covilhã, contando com a parceria da UBI.

Rui Miguel, Licenciado (1985) e Doutorado (2000) em Engenharia Têxtil pela UBI, preside ao Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis (Faculdade de Engenharia), onde é Professor Associado.

Tem uma vasta experiência na área que abrange a candidatura, de que é exemplo o papel desempenhado no desenvolvimento dos cursos de Design de Moda da Universidade.

Enquanto investigador, integra o FibEnTech - FibEnTech - Fiber Materials and Environmental Technologies. Foi também investigador no CSIC  de  Barcelona,  na  área  do “engineering design” e desempenho de tecidos, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.

Além da vasta carreira académica, tem experiência profissional na indústria de lanifícios e mantém uma intensa colaboração com empresas da indústria têxtil e vestuário, através da realização de vários estudos e projetos científicos, financiados pela FCT e Portugal 2020. Ainda no âmbito da ligação a esse sector, integra o Conselho Consultivo da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

É membro do Senado, do Conselho de Faculdade e do Conselho Científico da Faculdade de Engenharia da UBI.

A candidatura da Covilhã conta ainda com outro docente da UBI, Francisco Paiva (Faculdade de Artes e Letras), como diretor executivo.

PUB

PUB

PUB

PUB