Fundão: Museu Arqueológico Municipal José Monteiro assinala XIV aniversário

O Museu Arqueológico Municipal José Monteiro irá celebrar, no dia 25 de fevereiro, o seu XIV aniversário, com o recital de poesia “As Cores das Palavras”, de José Alves Monteiro (1890-1980) e Arturo Lema (1874-1976) em diálogo.

  • Cultura
  • Publicado: 2021-02-25 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Esta 5ªfeira, dia 25 de Fevereiro, às 18h30, será emitida uma leitura que cruza a poesia do fundador do Museu Municipal com a obra do pintor espanhol Arturo Lema, duas personalidades determinantes para a história cultural do Fundão na primeira metade do século XX.

Recorde-se que o Município do Fundão possui nas suas coleções pinturas da autoria de Arturo Lema, que foram apresentadas ao público na exposição “Arturo Lema. Cenógrafo de sonhos. Pintor de pequenos mundos.”, que esteve patente n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes.

A poesia constitui uma coordenada criativa de grande significado no conjunto da obra de José Alves Monteiro, que percorreu a etnografia, a epigrafia, a história local e o direito. O livro Versus da Beira. Poema do Cativeiro será disponibilizado na plataforma Academia.edu, através do seguinte link: https://independent.academia.edu/MuseuArqueol%C3%B3gicodoFund%C3%A3o.

A comemoração do aniversário será feita virtualmente, através da página de facebook do Município do Fundão e na plataforma Microsoft Teams, que poderá aceder através da aplicação ou do website (https://teams.live.com/meet/94509429560418).

PUB

PUB

PUB

PUB