Diário Digital Castelo Branco - Fundão: Faleceu antigo Presidente de Câmara e Governador Civil Sampaio Lopes Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Fundão: Faleceu antigo Presidente de Câmara e Governador Civil Sampaio Lopes

Faleceu, aos 77 anos, de José de Sampaio Lopes, ex-Presidente da Câmara Municipal do Fundão e ex-Governador Civil do Distrito de Castelo Branco.

  • Região
  • Publicado: 2021-02-19 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Natural de Santar, no concelho de Nelas, José de Sampaio Lopes nasceu a 1 de fevereiro de 1944, formou-se em advocacia, em Coimbra, e foi tropa na Escola Prática de Mafra, tendo sido mobilizado para a Guiné.

De seguida veio dar aulas para o Fundão no Ensino Secundário, casou e teve dois filhos. Iniciou a sua vida autárquica no ano de 1979 como vereador do Partido Socialista na Câmara Municipal do Fundão.

Nas eleições intercalares de 1987 é eleito Presidente da Câmara Municipal do Fundão, tendo renovado os mandatos em 1989 e em 1993.

Foi, durante alguns meses, deputado da Assembleia da República, tendo sido nomeado Governador Civil do Distrito de Castelo Branco a 18 de novembro de 1995, cargo que exerceu até 12 de setembro de 2001.

No ano de 2001 é eleito vereador na Câmara Municipal do Fundão, num Executivo liderado por Manuel Frexes. Foi ainda administrador da Empresa Municipal Fundão Turismo de 2003 a 2014.

José de Sampaio Lopes esteve cerca de 30 anos ao serviço da causa pública. No âmbito das comemorações dos 40 anos do Poder Local no Fundão, recebeu, no dia 9 de junho de 2016, a Medalha de Ouro da Cidade do Fundão.

A Câmara Municipal de do Fundão determinou Luto Municipal, colocando a Bandeira do Município a meia haste durante esse período.

O Diário Digital Castelo Branco apresenta sentidas condolências à família e amigos. 

PUB

PUB

PUB

PUB