Diário Digital Castelo Branco - Belmonte: Qta dos Termos patrocina "O Teu beijo Como Um Vinho" Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Belmonte: Qta dos Termos patrocina "O Teu beijo Como Um Vinho"

Com o título O Teu beijo Como Um Vinho vai ser publicada, a antologia de poesia organizada pelo poeta Gonçalo Salvado, edição da Lumen e da Livraria Sá da Costa Editora, de Lisboa, em parceria com a Quinta dos Termos. 

  • Cultura
  • Publicado: 2020-11-12 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, a antologia insere-se numa coleção de poesia, única no panorama editorial português, dirigida por Gonçalo Salvado, cujas obras surjem em original formato livro/garrafa, e cujo editor é Ricardo Paulouro.

O livro reproduz no título um verso, com ecos do Cântico dos Cânticos, da mais emblemática poetisa amorosa da língua portuguesa, Florbela Espanca, e colige poemas de amor e eróticos, com referência ao vinho, de poetisas portuguesas, brasileiras e africanas do Século XX até à atualidade, acompanhados por breves notas biográficas das autoras. Trata-se da primeira antologia poética publicada em Portugal sobre esta temática sob o signo da escrita feminina. 

A obra é ilustrada com pinturas de uma das mais conceituadas artistas  mulheres portuguesas contemporâneas Graça Morais, e contou, além da colaboração da artista, com a da sua filha, Joana Morais. O texto de abertura é assinado pela crítica de arte e poetisa Maria João Fernandes.

O livro inclui ainda um fac-simile de um poema manuscrito inédito da poetisa brasileira Stella Leonardos, recentemente falecida, inspirado em excertos de poemas de Gonçalo Salvado  e que lhe foi por esta enviado por carta em 2013, juntamente com o diploma do prémio Sophia de Mello Breyner da União Brasileira de Escritores, atribuido ao poeta pelo conjunto da sua obra poética. De lembrar que Stella Leonardos era à altura Secretária Geral da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro.

O livro será apresentado, em data a definir, no contexto da Exposição “Sonhos do Dia e da Noite A Coleção e o Percurso de Maria João Fernandes”, recentente inaugurada, e patente na Fundação D. Luís I, Centro Cultural de Cascais até 3 de Janeiro de 2021, relancionando-se com uma das secções da exposição: Universos Femininos.  

Acerca desta obra expressa-se Gonçalo Salvado: “Nunca será demais lembrarmos a coragem de algumas mulheres poetas que no início do século XX, ousaram cantar o amor, o prazer e o erotismo, sem constrangimentos, em versos impregnados de paixão e de volúpia, numa proclamação de revolta contra todas as convenções e no sentido de uma franca desobediência a todos os preconceitos.  Esta antologia poética   tem como objectivo prestar-lhes homenagem e igualmente às que depois delas vieram e lhes seguiram o exemplo.”    

Do texto de abertura de Maria João Fernandes destacamos: “O amor e o vinho, esse simbólico binómio desenvolvido em cada volume desta Coleção dirigida pelo poeta Gonçalo Salvado e à qual tenho vindo a dar o meu contributo, enriquece-se hoje com o estro incomparável destes universos poéticos onde destacam nomes emblemáticos da poesia feminina. O vinho, mágico néctar de origem divina, celebra uma vez mais a fusão amorosa de que o beijo é imagem no verso de Florbela que dá o título à antologia. Elixir de uma volúpia que se associa ao renascer da Primavera, ao culminar absoluto, já limiar da eternidade que a morte representa, misto de morte e de vida, emblema do sol e da fogueira dos sentidos que arde no coração da noite.”

PUB

PUB

PUB

PUB