Proença-a-Nova: Troque resíduos por plantas regressa a 21 de outubro

Pilhas, carregadores, tinteiros ou pequenos eletrodomésticos são os objetos que podem ser entregues no Viveiro Municipal no dia 21 de outubro e em troca receber uma planta ou arbusto, em mais uma edição da campanha ambiental “Troque Resíduos por plantas”, promovida pelo Município de Proença-a-Nova. 

  • Região
  • Publicado: 2020-10-16
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, o objetivo desta iniciativa é, simultaneamente, alertar para a necessidade de reciclar objetos compostos por metais pesados (como é o caso das pilhas e das baterias que não devem ser colocados no lixo comum já que podem demorar até 500 anos a degradar-se) e promover a entrega destes produtos recebendo em troca árvores e arbustos. 

Por cada 25 pilhas, dez carregadores, dez tinteiros ou dois pequenos eletrodomésticos que os munícipes entregarem no Viveiro Municipal, receberão uma planta à escolha, de entre as variedades disponíveis. Estarão também em exposição as fotos e desenhos vencedores do desafio realizado em abril, por ocasião do aniversário do Viveiro Municipal. A entrega dos resíduos pode ser feita entre as 9h30 e as 16h30 e, este ano, devido à pandemia Covid-19, é necessário fazer marcação prévia através do telefone 274 670 000. 

No ano passado, mais de meia centena de munícipes participaram na iniciativa Troque Resíduos por Plantas, a 21 e 23 de outubro, no Viveiro Municipal. Além dos adultos, o viveiro recebeu também os alunos e professores da Escola Ciência Viva - turma S2 de Sobreira Formosa. No total foram recolhidas 3540 pilhas, 86 pequenos eletrodomésticos e 138 lâmpadas que foram entregues ao Projeto Eco Escolas do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova. Em troca foram oferecidas 240 plantas - 80 árvores (maioritariamente Sobreiros e Pinheiros mansos) e 160 arbustos. 

PUB

PUB

PUB

PUB