Diário Digital Castelo Branco - Biblioteca Municipal do Fundão expõe "Bichos" de 21 de Setembro a 31 de Outubro Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Biblioteca Municipal do Fundão expõe "Bichos" de 21 de Setembro a 31 de Outubro

Estará patente, entre os dias 21 de setembro e 31 de outubro, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, a exposição de ilustração "Bichos", de João Vaz de Carvalho.

  • Cultura
  • Publicado: 2020-09-21 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

"Bichos" é uma exposição composta por um conjunto de ilustrações realizadas para cinco diferentes livros de poesia para crianças, da autoria de escritores portugueses como Luísa Ducla Soares, José Jorge Letria, António Mota e José Fanha, musicados e cantados por Daniel Completo.

Os animais são uma presença constante na criação literária infanto juvenil e, por conseguinte, também nas obras destes autores tão reconhecidos, onde aparecem como personagens principais de muitos dos seus poemas.

De um total de 80 ilustrações realizadas para os livros dos autores referidos, foram escolhidas 30 para esta exposição. Desta forma, procura-se salientar o modo como as imagens, apesar de afastadas da sua razão de ser original, possuem a capacidade de propor uma leitura autónoma, originando novas e diferentes interpretações.

João Vaz de Carvalho nasceu no Fundão em 1958 e o contacto com a ruralidade envolvente viria a marcar todo o seu trabalho. No ano de 1981 instala-se em Coimbra na oficina de Vasco Berardo, onde trabalhou até 1984 no desenho, na pintura e na cerâmica. A partir de 1987 começou a expor o seu trabalho, passando por diversas galerias, nomeadamente Arte, Roca, Altamira, Edicarte, Miron-Trema, Novo Século, entre muitas outras.

Com vários trabalhos publicados em livros e na imprensa nacional, recebeu, em 2011, a Medalha de Mérito Municipal, atribuída pela Câmara Municipal do Fundão.

A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e à segunda-feira, das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

O autor estará presente na exposição no dia 21 de setembro, às 18h00, momento no qual irá gravar uma visita guiada à exposição.

PUB

PUB

PUB

PUB