Diário Digital Castelo Branco - Tejo Internacional, um céu único que une Portugal e Espanha Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Tejo Internacional, um céu único que une Portugal e Espanha

O astroturismo continua a crescer no Tejo Internacional, tornando-se uma das principais atividades neste verão no Parque Internacional e Reserva da Biosfera.

  • Região
  • Publicado: 2020-09-15 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, para promover esta tendência, a Diputación de Cáceres organiza o 1.º Dia Transversal de Astrofotografia nos dias 19 e 20 de Setembro, em Valência de Alcántara, onde, no dia 17, decorrerá uma conferência técnica para continuar a formar empresários e técnicos turísticos da zona, sobre este potencial paisagístico.

As noites estreladas do Parque Internacional do Tejo são cada vez mais importantes. O céu limpo, o bom clima, a pouca poluição luminosa tornam este ambiente um local ideal para observar as estrelas e fotografar. Esses fatores atraem o turismo especializado que está se tornando um eixo fundamental de desenvolvimento para os povos da região. 

Os ancestrais da região foram guiados pelas estrelas para estabelecer o calendário de colheita, a direção dos navegadores e até mesmo para explicar, com aspectos religiosos ou mágicos, os fenômenos extraordinários da natureza. No seu tempo, tudo girava em torno das estrelas. Por que não olhar para cima e apreciá-las?  

Hoje em dia, algo que parece tão simples se complica devido à poluição luminosa sofrida pelas cidades e o uso excessivo de luz artificial torna a visão de um céu estrelado quase uma quimera. Felizmente, ainda existem locais virgens e privilegiados e estás com sorte porque a fronteira entre a Extremadura e Portugal é um desses locais. Nesta área quase não existe poluição luminosa e é uma das mais extensas nesta área. 

Este tipo de turismo é tanto para iniciados, que vêm a 'La Raya' para contemplar as estrelas de uma forma mais profissional e até para fazer pesquisas científicas, quanto para famílias, que querem ensinar aos mais pequenos o básico das constelações ou para casais, há algo mais romântico do que passar uma noite sob as estrelas?  Desta forma, você aprenderá em um ambiente único a saber onde está a Ursa Maior, os planetas, a Estrela do Norte ou a origem da mitologia e lendas em um enclave natural único que o fará viver uma experiência quase mística. Além disso, você ficará em silêncio total, o máximo que poderá ouvir será o pio da coruja enquanto você percebe os aromas da floresta mediterrânea. Uma experiência para os sentidos. 

A melhor época para observá-las é a primavera e o verão, mas, como as mesmas estrelas nem sempre são vistas no ano, o outono e o inverno também são estações ideais para se olhar para o céu. Para concluir esta viagem estrelada, propomos um percurso ao luar ao longo do rio Tejo dentro do Parque Natural do Tagus International e desfrutar da natureza enquanto diferencia estrelas, planetas, constelações e cometas.

PUB

PUB

PUB

PUB