Diário Digital Castelo Branco - Agrupamento de Escolas de Idanha-a-Nova tem projeto educativo inovador para os próximos 3 anos Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Agrupamento de Escolas de Idanha-a-Nova tem projeto educativo inovador para os próximos 3 anos

O Município de Idanha-a-Nova vai investir 96 mil euros na implementação do projeto educativo inovador "Ensinar é Voar" no Agrupamento de Escolas (AE) Idanhense. 

  • Educação
  • Publicado: 2020-09-04 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

"Este é um projeto que lançamos com a Associação Aldeia dos Girassóis e com o Agrupamento de Escolas de Idanha-a-Nova, para os próximos três anos, que vai ao encontro da nossa estratégia de inovação na educação", lê-se no comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco.

A Câmara Municipal local assinou recentemente um protocolo de colaboração para a implementação do projeto educativo inovador ‘Ensinar é Voar', com a Associação Aldeia dos Girassóis, coordenadora da iniciativa, e com o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro.

Nos próximos três anos, a autarquia vai investir 96 mil euros neste projeto-piloto a implementar já a partir deste ano letivo e que tem como objetivo incrementar os resultados das aprendizagens curriculares, melhorando as estratégias pedagógicas, e de mobilizar a comunidade escolar para a educação integral das crianças e dos jovens.

A Associação Aldeia dos Girassóis, mentora do projeto ‘Ensinar é Voar', assume a coordenação da parceria.

Esta é segunda experiência piloto do projeto ‘Ensinar é Voar' em Portugal, que arrancou em Oliveira do Hospital, e irá articular-se com outras iniciativas na área educativa e da inovação social em Idanha-a-Nova.

O programa "Ensinar é Voar" é uma ferramenta que ajuda a promover o sucesso escolar de todos os alunos, indo ao encontro da atualização dos perfis de competências de alunos e professores e da evolução que se exige aos modos de trabalho pedagógico (learn by doing), mostrando que não é preciso mudar radicalmente o sistema para que a escola pública seja realmente inclusiva e para todos.

"Esta operação de capacitação abrange domínios de intervenção ao nível do diagnóstico, modelo de criação de valor e estrutura, governação, liderança e recursos humanos.

PUB

PUB

PUB

PUB