Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
O concelho de Vila Velha do Ródão, no distrito de Castelo Branco, caminha para a normalidade após a passagem da depressão Kristin, mas ainda tem aldeias sem energia elétrica e comunicações.
“As comunicações são ainda o nosso grande problema”, disse o presidente da Câmara, António Carmona, à agência Lusa, salientando que, no caso da eletricidade, falta ligar algumas aldeias, embora o abastecimento de energia ainda seja instável.
O autarca frisou que existem freguesias sem comunicações e que na sede do concelho apenas um operador repôs totalmente o serviço.
Salientando que escolas e lares estão a funcionar sem problemas, António Carmona considerou que o concelho “já vive alguma tranquilidade e caminha para a normalidade”.
Entre os estragos no concelho provocados da depressão Kristin, na madrugada de 28 de janeiro, o presidente da autarquia de Vila Velha de Ródão destacou os estragos em muitos telhados e o levantamento “por inteiro” do telhado do quartel dos Bombeiros Voluntários e da sede do Agrupamento de Escolas.
No parque empresarial também se registaram muitos danos, tendo inclusivamente uma fábrica de pasta de papel sido obrigada a parar a laboração.
“Foi uma coisa brutal”, enfatizou o autarca, salientando que desde sexta-feira o município tem na rua todos os elementos dos serviços técnicos e da ação social a efetuar o levantamento dos prejuízos, numa ação que deve estar finalizada hoje ao final do dia.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet