Penamacor pede o seu voto em Vila Madeiro, finalista regional das “7 Maravilhas da Cultura Popular"

O evento Penamacor “Vila Madeiro” é um dos 140 finalistas regionais às “7 Maravilhas da Cultura Popular", na categoria de Rituais e Costumes.

  • Cultura
  • Publicado: 2020-07-02 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O período de votação está aberto até 14 de agosto, terminando com o final do programa a emitir nesse dia. Poderá votar no evento Penamacor Vila Madeiro, através do número 760 207 839, sendo que a chamada tem um custo de 0,60€ + IVA. Cada telefone tem direito a votação ilimitada mas, no entanto, a votação é apenas possível com números de telefone portugueses.

A organização das 7 Maravilhas de Portugal recebeu 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, tendo o Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elegido 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais, em antena a partir do dia 6 de julho na RTP1 e RTP Internacional.

Estas 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de agosto, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. A 5 de setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

 

O Madeiro

Recorde-se que o Madeiro de Penamacor ganhou fama de ser o maior do país. Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus. O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 24, à exceção de Penamacor, que arde de 23 para 24, e mantém-se aceso durante vários dias. Depois da ceia de Natal, a população reúne-se em redor da fogueira, num gesto ritual de fraterno encontro. Em Penamacor, a chegada do Madeiro tem data marcada e o ato assume foros de festividade. De facto, no dia 8 de dezembro, a população acorre generosamente à rua para saudar o cortejo de tratores e reboques, em número que procura sempre bater o antecedente, onde os jovens do ano, dantes só os rapazes e agora também as raparigas, empoleirados nos troncos, atiram à rebatina os frutos do ramo de laranjeira que a praxe manda trazer, cantando acompanhados à concertina.

PUB

PUB

PUB

PUB