Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Olivicultores iniciam processo de certificação da Azeitona Galega da Beira Baixa Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Olivicultores iniciam processo de certificação da Azeitona Galega da Beira Baixa

A Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI) reuniu em assembleia-geral no sábado passado, dia 20 de Junho, na sua sede em Castelo Branco, tendo procedido à aprovação do seu relatório de atividades, balanço e contas relativo ao exercício de 2019. 

  • Economia
  • Publicado: 2020-06-23 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco
Segundo a informação enviada ao Diário Digital, João Miguel Pereira, presidente da APABI, destacou no decorrer desta reunião o envolvimento desta associação no lançamento da “Azeitona Galega da Beira Baixa” como identificação geográfica (IG) para os associados que já iniciaram o processo de certificação, assim como a comemoração dos 20 anos de existência da APABI.
Para além disso, foi também comunicado aos associados que a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) convidou a APABI a integrar a lista dos Órgãos Sociais para o triénio 2020-2023. 
Relativamente à pandemia do Covid-19, existe alguma preocupação em relação ao 
escoamento do azeite e da azeitona desta ultima campanha, uma vez que até Março estava a ser um ano razoável e a partir dessa data houve um decréscimo da procura e do valor de mercado, tanto a nível nacional como internacional. Por fim, mas não menos importante, foi demonstrada uma grande apreensão por parte dos olivicultores relativamente aos pequenos investimentos agrícolas, nomeadamente devido à demora do reembolso dos pedidos de pagamento por parte das entidades competentes.

PUB

PUB

PUB

PUB