Professora da UBI integra grupo de avaliação da NATO

Liliana Reis, docente da área das Relações Internacionais do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI), foi convidada pela Direção-Geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros a integrar o sistema de consultas a peritos nacionais nas áreas de segurança e defesa de um grupo de avaliação da NATO e UE.

  • Educação
  • Publicado: 2020-06-22 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, pretende-se, com este sistema, uma avaliação da articulação e cooperação da NATO e a União Europeia, nomeadamente ao nível da construção de capacidades e a identificação das novas preocupações securitárias ao nível de atores estatais e não-estatais e os novos desafios emergentes relacionados com as ameaças híbridas, ciber-segurança, não proliferação e desarmamento.
Para Liliana Reis “é imperativo o reforço da coesão entre os aliados e a avaliação das novas ameaças, nomeadamente no âmbito da saúde pública e das pandemias, que exigem um reforço da capacidade de resposta da NATO”. Quanto ao convite feito pela Direção-Geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a docente considera tratar-se do “reconhecimento” do seu trabalho na área da Segurança e Defesa Europeia, em particular, e da área de Relações Internacionais na UBI, em geral, algo que muito a honra.
 A docente integrará este grupo de reflexão, cujo objetivo é o de reunir um volume dos contributos que venham a ser recebidos das entidades nacionais consultadas, com vista à divulgação junto – e através – da NATO, nomeadamente no sentido da promoção deste processo de reflexão.
O convite à docente da UBI surge após a reunião de líderes da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN), realizada em Londres em dezembro de 2019, ter assinalado os 70 anos da organização, reconhecendo a importância da reafirmação da unidade e da relevância do elo transatlântico, bem como a vitalidade da Aliança.

PUB

PUB

PUB

PUB