Covid-19: Médico Dentista explica situação actual da Medicina Dentária

Os médicos dentistas estão parados há duas semanas pelo perigo de contágio à população.

  • País
  • Publicado: 2020-03-31 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Foram os próprios profissionais que iniciaram o movimento de encerrar clínicas, mesmo antes da OMD (Ordem dos Médicos Dentistas) ou do governo o determinar (Despacho n.o 3301-A/2020). 

É a única profissão em que o encerramento foi determinado por despacho publicado em Diário da República.

Foram os próprios profissionais que iniciaram o movimento de encerrar clínicas, mesmo antes da OMD (Ordem dos Médicos Dentistas) ou do governo o determinar (Despacho n.o 3301-A/2020). 

É a única profissão em que o encerramento foi determinado por despacho publicado em Diário da República.

Esta situação manter-se-á enquanto durar o período de contingência. 

Será normalizada apenas quando:

- Houver imunidade de grupo da população;

- Estiverem disponíveis testes rápidos fidedignos;

- Quando surgir uma vacina.
 


Porque encerrámos?

As clínicas sempre asseguraram a segurança dos seus doentes, mas o quadro actual exige mudanças.
Esse perigo advém dos aerossóis gerados que se mantém no ar e nas superfícies, levando ao risco de contágio de utentes e profissionais.


Como foi gerido o processo? 

A OMD enviou um inquérito aos médicos dentistas 6ª-feira, dia 13 de Março, com o intuito de perceber a posição dos médicos dentistas em relação à situação da Covid 19. 

- À data do inquérito 2 terços dos médicos dentistas já tinham encerrado as clinicas ou reduzido a serviços miminhos. 

- 60% mostrou-se disponível para ações de apoio à população.

- Mais de 80% mostrou-se disponível para assegurar todas as urgências de medicina dentária nas suas clínicas.



Ajuda à comunidade:
Voluntariámo-nos para serviços de apoio à COVID através da inscrição na plataforma da DGS. Até agora não fomos chamados (Linha SNS 24, entre outros).

Após pedidos feitos nas redes sociais, disponibilizamos gratuitamente muito material de proteção das próprias clínicas para o SNS e serviços de apoio.

 

Situação actual:
Foi-nos comunicado o seguinte pela OMD: “(...) obtivemos também sinal positivo do Governo para assegurar máscaras FPP2 para os médicos dentistas envolvidos no atendimento em situações de urgência de doentes com COVID-19 ou em quarentena.

Estamos a trabalhar em permanência com o Governo, a Direção Geral da Saúde, o INFARMED, os Serviços Partilhados, as Ordens e todos os reguladores envolvidos fazendo notar a necessidade de apoiar os médicos dentistas”.

Continuamos sem EPI (Equipamento de Proteção Individual) prometido pela OMD (Ordem dos Médicos Dentistas) após a reunião com o governo, sem o qual não podemos assegurar segurança quer para doentes, quer para os médicos dentistas.

Sendo que o EPI não pode resumir-se a máscaras: para segurança máxima necessitamos também de fatos, óculos, viseiras, toucas, cobre-pés e materiais de desinfeção - que não estão disponíveis no mercado.


Os médicos dentistas querem continuar a prestar apoio à população.

Quadro económico:

Este sector envolve mais de 30.000 profissionais que estão parados:
Médicos dentistas
Assistentes
Administrativos
Técnicos prótese
Higienistas
Casas de material
Estafetas

Tirando cerca 100 de consultórios em Centros de Saúde ou serviços hospitalares e 7 faculdades, TODA a saúde oral é assegurada pela iniciativa privada: cerca de 5.000 clínicas estão paradas. O funcionamento destas é assegurado com capitais das próprias clinicas (sem qualquer apoio estatal) que se vão esgotar rapidamente - colocando em causa o emprego de milhares de pessoas que dependem desta actividade.

A esmagadora maioria dos médicos dentistas estão no regime de recibos verdes, Sociedades Unipessoais ou Lda, sendo o seu rendimento em função da sua prestação de serviços às clínicas. Este tipo de enquadramento não lhes permite o benefício do lay-off ou qualquer outro subsídio que permita a sua subsistência.

 

António José de Sousa

Médico dentista

Especialista em Cirurgia Oral

Docente no Instituto Universitário Egas Moniz

Co-fundador da plataforma Fazer Dentária

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB