Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco debate Municipalização da Cultura dia 18 de Fevereiro Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco debate Municipalização da Cultura dia 18 de Fevereiro

O primeiro debate da Acesso Cultura em 2020 terá como tema “Municipalização da Cultura?”. Realiza-se no dia 18 de Fevereiro, Terça-feira, às 18h30, em Castelo Branco, na Fábrica da Criatividade. A entrada será gratuita.

  • Cultura
  • Publicado: 2020-02-12 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Em Outubro 2019, Rui Matoso (investigador) assinava um artigo de opinião no jornal Público intitulado A insustentável leveza do municipalismo cultural. Nesse artigo, que foi bastante discutido nas redes sociais, Rui Matoso citava Sophia de Mello Breyner (“Não queremos opressão cultural. Também não queremos dirigismo cultural. A política, sempre que quer dirigir a cultura, engana-se. Pois o dirigismo é uma forma de anticultura e toda a anticultura é reacionária.” – Assembleia Constituinte de 1975-1976) e questionava: “É a uma câmara que cabe a função de promover, por exemplo, um Festival Transcultural? Ou, pelo contrário, a sua função deve ser a de gerar políticas, ferramentas e condições de produção para que os actores sociais, designadamente minorias, construam um projecto participado e sustentado?”. 

O debate conta com a parceria na organização da Terceira Pessoa – Associação. Os convidados são a Fábrica da Criatividadec om a participação de Elsa Ligeiro, produtora cultural, Graça Passos, programadora cultural/produtora (a confirmar), Pedro Salvado, Museu Arqueológico do Fundão e moderação de Alexandre Barata, Estação Teatral. 

PUB

PUB

PUB

PUB