De 13 a 15 de setembro, na freguesia de Alpedrinha, irá realizar-se a 18ª edição do Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância.
De 13 a 15 de setembro, na freguesia de Alpedrinha, irá realizar-se a 18ª edição do Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância.
Este festival realiza-se no terceiro fim-de-semana do mês de setembro, em Alpedrinha, vila beirã que repousa na encosta da Serra da Gardunha. A transumância, tema que o ilustra, assenta fundamentalmente nos caminhos que os rebanhos percorriam durante os meses do ano entre o verão na serra da Estrela e o percurso até aos campos de Idanha-a-Nova no início de cada Outono, para regressarem depois à Estrela quando a primavera se anunciasse.
No Festival pode-se saborear um pouquinho dessa tradição, com a caminhada iniciada na Praça do Município do Fundão, percorrendo os caminhos da Gardunha, até à Vila de Alpedrinha, onde os chocalheiros aguardam o rebanho que deixaram no início do percurso. O caminho faz-se a pé, por entre calçadas romanas e vales e montes a perder de vista. Ao nosso lado, caminham ovelhas e pastores, fazendo desta viagem um pedaço de dia ainda mais agradável.
Estas viagens serranas fizeram nascer novos conceitos a nível gastronómico, oriundos do intercâmbio entre as várias regiões por onde os rebanhos passavam, e onde os pastores tinham de permanecer. Assim nasceram as migas, as caldeiradas com carne e os ranchos, iguarias que poderá encontrar no festival Chocalhos.
Nestes três dias as calçadas enchem-se de vida, há estórias no ar e memórias gravadas no rosto de todos os que abrem as portas de sua casa para quem quiser entrar e degustar um pouco do passado.
Na programação do festival podem-se encontrar atividades que divulgam o artesanato pastoril e a música popular e tradicional, que dão a conhecer as raças de gado autóctone e os cães pastores, que propiciam o prazer de degustar os produtos gastronómicos do Concelho, tais como os queijos e os vinhos da região, entre outras iguarias, com o objetivo de manter vivo o imaginário da cultura pastoril e transmitir não só a história como também as tradições desta atividade ancestral, fazendo deste evento uma forte atração turística, que é a experiência de vivenciar a lida dos pastores.
A acompanhar todas estas temáticas, as ruas de Alpedrinha irão encher-se de música, com diversos espetáculos em diferentes palcos e itinerantes.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet