A União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, realizou no sábado passado, dia 01 de Setembro, uma palestra na Casa da Cultura em Póvoa de Rio de Moinhos com o tema subordinado a “São Lourenço”, cujo tribuno foi o teólogo e historiador Padre Ilídio Mendonça.
A União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, realizou no sábado passado, dia 01 de Setembro, uma palestra na Casa da Cultura em Póvoa de Rio de Moinhos com o tema subordinado a “São Lourenço”, cujo tribuno foi o teólogo e historiador Padre Ilídio Mendonça.
Na Mesa esteve o orador, o Secretário da União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, Sérgio Silva e a Tesoureira da União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, Célia Freire Cruz.
São Lourenço é o santo padroeiro de Póvoa de Rio de Moinhos, assim como de várias localidades.
Existe pouca biografia sobre São Lourenço, assim como trabalhos científicos, mas há vários trabalhos no campo religioso.
Pouca documentação existe sobre o São Lourenço em relação à Póvoa de Rio de Moinhos, alguns arquivos têm muito poucas referências e o no arquivo da Diocese da Guarda desapareceram muitos documentos.
O diácono São Lourenço nasceu em Huesca (actual Reino de Espanha), no Século III, não era sacerdote, mas pertencia ao ministério dos diáconos, ministério esse que apareceu com os apóstolos de Jesus Cristo, aliás um dos livros da Bíblia – Acto dos Apóstolos faz referência a esse ministério, que era composto por 7 diáconos. O diácono, no cristianismo primitivo até ao Concílio de Vaticano II, ajudava as viúvas, órfãos e pobres, também administrava os bens da Igreja. Os diáconos actualmente não se responsabilizam da parte social, mas apenas de auxílio ao sacerdote durante a eucarístia, também o sacerdote antes de ser ordenado padre é diácono. Anteriormente antes do Concílio de Vaticano II existiam subdiáconos.
No Século III, o Papa era Sisto II e o Imperador de Roma era Valeriano. O Imperador Valeriano havia mandado matar o Papa Sisto II e 3 diáconos. Depois iria dar ordem para matar São Lourenço que foi martirizado ao ser queimado numa grelha.
Com o Imperador Constantino no Século IV, o cristianismo passa a ser a religião oficial do Império de Roma. Mais tarde Santo Agostinho e Santo Ambrósio destacam o santo mártir Lourenço, assim como o Papa São Dâmaso.
A imagem de São Lourenço na Igreja Matriz de Póvoa de Rio de Moinhos, tem o livro, a grelha e a veste dalmática. Outra imagem que se encontra na sacristia da Igreja Mariz é de estilo gótico final da Idade Média.
Durante a palestra várias imagens de São Lourenço foram apresentadas. Santo que têm várias Igrejas com o seu nome, paróquias, localidades e rios.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet