Castelo Branco: Feira do Queijo em Alcains regista crescimento do setor no Concelho

O fim de semana passado ficou marcado pela Feira do Queijo em Alcains. O evento destaca um dos produtos endógenos com mais reconhecimento e um dos que têm mais tradição do Concelho. Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal, afirma em comunicado que o setor do queijo está a crescer no Concelho, é cada vez mais valorizado e tem uma tradição muito forte”, referindo como objetivo reforçar o reconhecimento de Alcains como terra de queijo.

  • Economia
  • Publicado: 2019-04-17 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O fim de semana passado ficou marcado pela Feira do Queijo em Alcains. O evento destaca um dos produtos endógenos com mais reconhecimento e um dos que têm mais tradição do Concelho.

Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal, afirma em comunicado que o setor do queijo está a crescer no Concelho, é cada vez mais valorizado e tem uma tradição muito forte”, referindo como objetivo reforçar o reconhecimento de Alcains como terra de queijo.

“Reforça ainda a qualidade do queijo e os esforços desenvolvidos na sua promoção e valorização em toda a Região Centro, no “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”, liderado pela InovCluster, com o apoio da Câmara Municipal. Temos incentivado o aumento de produção e temos percebido que esse aumento é já uma realidade”. Declara o autarca.

A aposta na dinamização da feira tem-se verificado na criação de propostas apelativas e diferenciadoras, como é o caso de demonstrações gastronómicas e show cookings realizados por chefs reconhecidos, bem como as várias atividades desenvolvidas para os mais pequenos que incentivam a um maior conhecimento e ligação com os animais que dão origem ao leite e com a própria produção na Região.

Já para Mário Rosa, Presidente da Junta de Freguesia de Alcains, declara que a feira “ao longo dos anos vem crescendo ao nível de visitantes”, realçando como fator preponderante a curiosidade das pessoas em ver como se trabalha o queijo.

Mário Rosa mostra-se também satisfeito pelos valores crescentes que se têm verificado, não só no número de animais, como também de produção de queijo, “nota-se que há um incremento na parte da produção de queijo, assim como na comercialização dentro de Alcains”. Lê-se no texto.

A feira foi ainda palco de grandes performances artísticas com destaque para os muito aguardados “Os Azeitonas” e o grupo Fado Branco.

O certame resulta da estratégia definida pela Câmara Municipal de Castelo Branco em conjunto com as juntas de freguesia, com um programa de eventos setoriais que promovem o dinamismo económico do Concelho.

PUB

PUB

PUB

PUB